Voltar para a tela anterior.

Vereadora Tatiane Frizzo representa Legislativo em reunião sobre tecnologia sul-coreana

Parlamentar verificou sistema de gerenciamento de resíduos


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade representou o Legislativo Caxiense, nesta sexta-feira (06/03), em uma reunião na Prefeitura. Na ocasião, a parlamentar conheceu uma tecnologia sul-coreana, que possui sistema de geração de energia a partir do lixo. O encontro contou com o chefe do executivo, Flávio Cassina, e o secretário municipal do meio ambiente, Nerio Jorge Susin.

Conforme o superintendente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Coreia (CCIBK), Pablo Palhano, a tecnologia auxiliaria a cidade no gerenciamento de lixos, por meio de uma usina automatizada de separação de resíduos sólidos. De acordo com Palhano, a proposta custaria, aproximadamente, US$ 30 milhões.

“Os benefícios do projeto incluem, geração de energia, biogás e a transformação do plástico em petróleo. A máquina possibilita a separação de materiais como plástico, óleos, vidros, e ainda a limpeza do aterro sanitário.

O titular da pasta do meio ambiente salientou que o Município possui interesse no projeto, pois a cidade necessita de melhor gerenciamento de resíduos da construção civil.

“Caxias é a única cidade de médio porte do País que detém o domínio do gerenciamento de seus resíduos, desde a coleta até o destino final. Nós estamos nos esforçando para mantermos essa condição tecnológica, mas precisamos avançar,” destacou o secretário.

Após as dúvidas e as explicações em relação ao sistema, o representante sul-coreano convidou o prefeito, o secretário e a vereadora a visitarem a tecnologia na Coreia do Sul. A formalização do convite à comitiva vai ocorrer nessa segunda-feira (09/03), com permissão do Itamaraty e do Consulado sul-coreano.

06/03/2020 - 20:01
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo