Voltar para a tela anterior.

Câmara apreciará o 3º pedido de impeachment contra o prefeito Flavio Cassina na próxima terça-feira

Na sessão ordinária, vereadores deliberarão sobre a admissibilidade da denúncia de André Artico Chemello


O 3º pedido de impeachment contra o prefeito municipal de Caxias do Sul, Flavio Cassina, será apreciado na sessão ordinária da próxima terça-feira (10/03), a partir das 8h30, no plenário do Legislativo caxiense. Na tarde de hoje, André Artico Chemello protocolou, na Casa, o documento externo 28/2020, por meio do qual solicita a cassação de Cassina, alegando infrações político-administrativas. O rito se baseia no decreto-lei federal 201/1967. Desde o início deste ano, outros dois pedidos de impedimento contra o chefe do Executivo já foram rejeitados em plenário.

O autor da denúncia apontou que o prefeito estaria violando, expressamente, as leis federais 13.460/17 e 12.527/11, que dispõem sobre a transparência dos atos da Administração Pública e o direito dos usuários, em obterem as informações. As legislações também fixam as condutas ilícitas, que denotam responsabilidade do agente público, em caso de descumprimento.

Na ótica de Chemello, o chefe do Executivo cometeu infrações político-administrativas ao não garantir atualização do portal da transparência da Prefeitura Municipal, desde o último dia 20 de janeiro. Listou mais de 43 cargos em comissão (CCs), os quais foram nomeados na Administração Direta, mas não constam dos registros daquele portal.

05/03/2020 - 18:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo