Voltar para a tela anterior.

Reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher chega à tribuna do Legislativo

Manifestaram-se representantes em defesa dos direitos do sexo feminino


Com o objetivo de refletir sobre o Dia Internacional da Mulher, Andressa Campanher Marques e Estela Ballardin da Silva ocuparam a tribuna do Legislativo Caxiense, representando o Fórum da Mulher Caxiense e a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), respectivamente. “Muitos seriam os temas que eu poderia abordar, mas vim falar sobre nós, mulheres, ou melhor, sobre por que estamos perdendo nossas vidas”, afirmou Estela. Segundo a representante da MMM, Caxias do Sul é a segunda cidade com maior índice de feminicídios e, desde 2009, os números vêm crescendo. Para ela, é urgente a implementação de defensorias das mulheres, casas de abrigo, redes de patrulha Maria da Penha, coordenadoria da mulher dentro das prefeituras e centro de atenção psicossocial em todos os municípios.

Andressa iniciou uma reflexão sobre o que querem as mulheres atualmente. Questionou o número de mulheres parlamentares em Caxias do Sul e a falta de representatividade feminina na política. “Os movimentos sociais, o Estado e o Parlamento precisam de preocupar em construir políticas públicas que atinjam a raiz da estrutura, que provoca as opressões sociais. Temos certeza de que a sociedade só irá progredir quando homens e mulheres trabalharem juntos” destacou.

A representante do Fórum da Mulher Caxiense continuou a reflexão sobre o que querem as mulheres atualmente. Afirmou que as mulheres querem emprego digno, vagas em escolas de Educação Infantil, acesso à educação de qualidade, à moradia, à saúde de qualidade, além de discutir políticas de segurança pública, entre outros pontos.

As representantes das entidades convidaram a todos, para os eventos, que serão realizados entre os dias 8 e 14 de março, em Caxias do Sul. No dia 8, às 15h, no Parque dos Macaquinhos, ocorrerão diversas atividades culturais e feira de economia criativa. No dia 14, que marca a morte da ex-vereadora carioca Marielle Franco, às 9h30min, na Praça Dante Alighieri, ocorre o ato unificado “Quem Mandou Matar Marielle?”.

05/03/2020 - 14:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo