Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico defende contrato com a Codeca para realizar obras no passeio público

Demora e desistência de empresas vencedoras da licitação motivaram o vereador a fazer o pedido


As demandas de reposição dos passeios públicos em Caxias do Sul foram o tema do grande expediente do vereador Adiló Didomenico/PTB, na sessão desta quarta-feira (04/03). Ele repercutiu números da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. De acordo com dados da pasta, até o dia de ontem (03/03), havia 1034 pontos no município carentes de reparos, muitos aguardando soluções há um ano.

O parlamentar pontuou que, desde o último mês de novembro, o Executivo busca a contratação de uma empresa terceirizada para realizar as obras. Porém, a empresa vencedora desistiu de prestar o serviço ao constatar que as demandas não se encontravam em apenas um ponto da cidade. A partir disso, foi acionada a segunda colocada da licitação, uma empresa natural da Espanha, que, na análise do petebista, também não deve cumprir o serviço.

Diante desse problema, Adiló Didomenico defendeu um contrato emergencial com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) para realizar esses reparos. Ele ponderou que as reformas do passeio público são emergenciais, pois comprometem a mobilidade dos cidadãos, sobretudo, pessoas com necessidades especiais.   

O parlamentar Edi Carlos Pereira/PSB corroborou com Adiló e fez cobranças ao Executivo para abertura de bocas de lobo em diversas localidades. Na mesma linha, o pedetista Rafael Bueno reforçou que essas obras amenizariam os problemas de alagamentos no município, recordando as fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana. Alceu Thomé/PTB indicou que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também poderia ser envolvido na parceria.   

Outro ponto abordado por Adiló foi a sequência de assaltos relâmpagos ocorridos nos bairros Rio Branco e Desvio Rizzo. Conforme o petebista, os criminosos chegam de carros nos estabelecimentos e cometem o roubo. Umas das alternativas indicadas pelo vereador é a adesão da cidade ao programa de monitoramento e cercamento eletrônico, para que o serviço de inteligência da Polícia Civil e da Brigada Militar (BM) possa fazer o mapeamento dos pontos de assalto e identificar os assaltantes a partir das placas dos veículos.   

 

04/03/2020 - 10:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo