Voltar para a tela anterior.

Vereador Adriano Bressan protocola projeto que garante a realização de Exame de Cariótipo em recém-nascidos

O projeto apresentado visa a obrigatoriedade da realização do exame, nos hospitais públicos ou que atendam pelo SUS, em recém-nascidos que apresentarem sinais cardinais indicativos da Síndrome de Down


Nesta quinta-feira (27/02), o Vereador Adriano Bressan/MDB protocolou Projeto de Lei Complementar que garante a realização de Exame de Cariótipo em recém-nascidos que apresentarem sinais cardinais indicativos da Síndrome de Down. A proposição vida garantir, de forma gratuita e obrigatória, o referido exame, a fim de que se possa verificar a condição genética específica de cada criança.

O Exame de Cariótipo serve, também, aos médicos pediatras e de outras especialidades que poderão se precaver da melhor forma acerca das complicações que esta criança possa vir a ter, tais como, problemas pulmonares, cardiopatia, limitações auditivas, entre outras, as quais são mais comuns em pessoas com Trissomia 21. Em média, o exame leva 20 dias para ficar pronto.

Segundo o vereador, esta propositura tem como objetivo garantir aos recém-nascidos um diagnóstico preciso e célere, para que as famílias comecem o tratamento o quanto antes, pois essas crianças quando bem estimuladas alcançam um resultado melhor. “Estamos cada vez mais empenhados em propiciar às crianças com Síndrome de Down melhores condições de vida”, destaca Adriano Bressan.

Este é o terceiro projeto apresentado pelo parlamentar em relação ao tema. Em 2017, a realização da Semana Municipal de Conscientização da Síndrome de Down e a obrigatoriedade dos hospitais em informar quando do nascimento de uma criança com trissomia 21 foram apresentados e já se tornaram lei no município.

A partir de agora, o projeto de lei passará pelas comissões da casa e, após, seguirá para discussão e votação dos vereadores em plenário.

28/02/2020 - 10:23
Gabinete do Vereador Adriano Bressan
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo