Voltar para a tela anterior.

Implantação de RPG em atividades culturais caxienses é apresentada ao Secretário da Cultura

Proposta foi apresentada em reunião, nesta quarta-feira (26/02)


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade esteve em reunião com o secretário municipal da cultura, Paulo Périco, nesta quarta-feira (26/02). A parlamentar acompanhou Roberson Cassol, um dos organizadores do RPG na Feira, evento que ganhou público de, aproximadamente, 800 pessoas, durante dois finais de semana da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A atividade contou com oficinas lúdicas, nas dependências da Casa da Cultura.

No encontro, Cassol destacou a importância do RPG no desenvolvimento social e apresentou uma proposta ao titular da pasta. Ele salientou que a ideia inicial é realizar atividades de RPG, no âmbito cultural caxiense.

“O projeto consiste em utilizar espaços públicos para realizar atividades de RPG e fazer parte do cronograma de eventos da Secretaria. Nós sabemos da representatividade e que há público para as atividades de RPG. Prova disso, foi o envolvimento dos caxienses na Feira do Livro,” salienta Cassol.

Conforme a vereadora, o RPG permite a integração social, que é de fundamental importância para o desenvolvimento humano, principalmente para jovens. A prática também estabelece raciocínio lógico e trabalha a imaginação, proporcionando melhores resultados educacionais e profissionais.

“Há pessoas que não conseguem se expressar, por exemplo. Com a prática de RPG, jovens podem desenvolver integração social, devido à atividade abordar teatro e literatura,” destaca a vereadora.

A proposta foi bem recebida por parte do secretário municipal da cultura. De acordo com Paulo Périco, para dar início às atividades é necessário elaborar um projeto e apresentá-lo à secretaria e ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul (CMPC). O titular da pasta ainda demonstrou interesse em realizar as atividades na Biblioteca Parque, localizada na Estação Férrea. Na ocasião, Périco apresentou o espaço.

“Temos espaços para desenvolver a proposta. Agora, precisamos de um projeto, que contemple a projeção orçamentária e o cronograma de atividades, para darmos prosseguimentos nessa ideia, ressalta Périco.

O QUE É RPG?

RPG é uma prática, que ficou popular durante os anos 1980 com o famoso Dungeons & Dragons. Trata-se de um jogo baseado em livros, que desenvolve habilidades como trabalho em equipe, liderança, pensamento lógico, geográfico e histórico, e criatividade.

27/02/2020 - 11:31
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo