Voltar para a tela anterior.

Alceu Thomé aborda a situação das árvores tomadas pela erva do passarinho

A erva é uma parasita que pode matar árvores em 5 anos


Na sessão ordinária desta quarta-feira (19/02), o vereador Alceu Thomé/PTB utilizou o espaço do grande expediente para tratar sobre a erva do passarinho, que é danosa às árvores. O parlamentar explicou que esta parasita é uma planta que se instala no tronco das árvores e o fragmenta, retirando a seiva. A erva atinge várias espécies e pode matar a hospedeira entre 5 e 10 anos.

Thomé apresentou uma matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo, onde um especialista no assunto afirma que, de acordo com uma pesquisa na cidade de Curitiba, no Paraná, 80% das árvores do município irão desaparecer em decorrência da erva do passarinho. Neste sentido, o parlamentar realizou uma vistoria na Praça da Prefeitura e no Parque Getúlio Vargas foi possível verificar que várias árvores estão infestadas da parasita.

 “Gostaria de convidar os vereadores para que possamos fazer uma visita de 10 a 15 minutos no Parque Getúlio Vargas, que já será tempo suficiente para se ter uma breve noção do tamanho do estrago que esta erva invasora está provocando nos espaços públicos”, destacou Thomé.

O vereador sugere que o Secretário do Meio Ambiente, Nerio Jorge Susin, faça uma parceria com as instituições de ensino superior da cidade para descobrir uma forma de combater a parasita sem agredir o meio ambiente.

Em aparte, o vereador Adiló Didomenico/PTB relatou que, junto de Thomé, esteve visitando os parques e que a situação é crítica, pois muitas árvores já estão mortas. O vereador Arlindo Bandeira/PP afirmou que algumas pessoas pensam que a erva do passarinho é algo que não tem tanta importância, mas que, na verdade, pode causar grandes estragos. Velocino Uez/PDT pontuou que no bairro Galópolis várias árvores também são atingidas pela erva do passarinho e que é necessário que se encontre uma solução para o problema, porque a poda não é o melhor caminho.

O vereador Kiko Girardi/PSD destacou que também recebeu demandas sobre árvores tomadas pela parasita nas proximidades da Prefeitura e que encaminhou as solicitações à Secretaria de Meio Ambiente, uma vez que este problema já é recorrente. A vereadora Paula Ioris/PSDB parabenizou Thomé pela pauta levada à tribuna, pois é um assunto que nem todos os vereadores dominam, então é necessário que alguém com conhecimento técnico possa explicar a situação aos demais.

19/02/2020 - 15:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo