Voltar para a tela anterior.

Parlamentares analisam criar a Semana Municipal de Educação no Trânsito em Caxias

O projeto de lei retornará ao plenário para votação final


A criação da Semana Municipal de Educação no Trânsito está em análise na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O projeto de lei 114/2019, que trata do tema, contou com a aprovação em primeira discussão, nesta quinta-feira (13/02), e retornará ao plenário para votação final. A autoria é da vereadora Gladis Frizzo/MDB. Caso o texto for aprovado e sancionado com a emenda, ficará instituída a Semana Municipal de Educação no Trânsito, a ser comemorada, anualmente, no mês de março, no início do ano letivo.

Entre os objetivos apresentados para a referida semana, estão: melhorar as condições do trânsito do município por meio de atividades de orientação e conscientização da população; conscientizar a comunidade sobre os problemas do tráfego e sobre sua responsabilidade para a melhoria da segurança do sistema; orientar a comunidade escolar, fornecendo conhecimentos básicos sobre sinalização, circulação de veículos e movimentação de pedestres. Também visa conscientizar os adolescentes sobre a necessidade de práticas e ações corretas que proporcionem segurança no trânsito e fornecer subsídios para que se tornem agentes multiplicadores da educação e segurança no trânsito; debater a segurança e o respeito à vida no transporte sobre duas rodas; adotar medidas de prevenção de acidentes de trânsito; e incentivar a colaboração da população na identificação de eventuais deficiências na sinalização.

“É importante o diálogo com a população sobre problemas do trânsito e sobre a responsabilidade de cada um, para que o trânsito seja melhor e mais seguro [...]. A educação para o trânsito é uma ferramenta que deve ser utilizada para fomentar a ideia de um trânsito colaborativo, a fim de reduzir os índices de acidentes com vítimas, diminuindo os sofrimentos físicos e psíquicos gerados pelo trânsito. Precisamos, fiscalizar, transmitir valores de ética e cidadania aos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos automotores”, entende Gladis, conforme descrito na exposição de motivos do projeto.

 

13/02/2020 - 17:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo