Voltar para a tela anterior.

Parlamentares caxienses definem pela criação do Dia do Cuidador de Idosos

A proposta de autoria dos emedebistas Felipe Gremelmaier e Gladis Frizzo sugere a data de 20 de março para a homenagem aos profissionais que ajudam na qualidade de vida dos mais velhos


Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram, nesta terça-feira (11/02), de forma unânime, a proposta que institui o Dia do Cuidador de Idosos na cidade. Assinado pelos parlamentares Felipe Gremelmaier/MDB e Gladis Frizzo/MDB, o texto sugere a data de 20 de março para homenagear os profissionais que ajudam a garantir mais qualidade de vida às pessoas mais velhas. Para entrar em vigor, a matéria precisa, ainda, da sanção do Executivo.

Pelo projeto de lei (PL) 108/2019, a comemoração, se sancionada, vai ocorrer anualmente. O objetivo da iniciativa é contribuir para a valorização do cuidador de idosos e divulgar o seu papel na sociedade. Também visa conscientizar a população sobre a necessidade do cuidado ao idoso como forma de combate à violência e à negligência aos direitos dessas pessoas. Outro propósito da matéria é divulgar a importância do cuidador para o desenvolvimento afetivo, físico, cognitivo e sociocultural dos idosos.

Na exposição de motivos do PL, os autores observam que, nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas têm vivido mais tempo. Além disso, constatam os vereadores, os avanços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade.

“Em uma perspectiva mais ampla do cuidado, o papel do cuidador ultrapassa o simples acompanhamento das atividades dos idosos, sejam eles saudáveis, enfermos ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja em domicílio ou em qualquer instituição na qual necessitem de atenção ou cuidado constante. Trata-se do exercício diário de dedicação e amor ao próximo”, entendem os proponentes.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 108/2019

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ADRIANO BRESSAN MDB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Não Votou

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Não Votou

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não Votou

PAULA IORIS PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Ausente

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

TIBIRIÇÁ VIANNA MAINERI REPUB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

11/02/2020 - 12:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo