Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno encaminha demandas na Secretaria do Meio Ambiente

Lagoa do Desvio Rizzo, Código de Proteção Animal e canil municipal estiveram entre temas debatidos


Um dos pedidos se refere à situação da Lagoa do Desvio Rizzo, já que moradores do bairro e frequentadores do local têm cobrado ações do poder público. Eles solicitam a colocação de lixeiras, restauração de bancos, limpeza, pintura e mais segurança, com a presença da Guarda Municipal. Além disso, pedem a colocação de placas com orientações para a presença de animais nas redondezas. A pista de caminhada, por exemplo, está danificada, mal conservada e sem identificação. Bueno diz que as pessoas estão preocupadas com a situação que se agrava a cada dia, inclusive com casos de prostituição, uso de drogas e insegurança.

Um dos fatos que chama a atenção do parlamentar é o esvaziamento da lagoa. Isso faz com que o barranco fique aos poucos desnivelado.

“É um espaço público de lazer, onde jovens, famílias se encontram. Também para o turismo, porque as famílias levam outras pessoas para conhecer. A lagoa carece de manutenção, que não foi feita em razão do descaso da gestão anterior", lembrou o parlamentar, dizendo que ainda estariam ocorrendo furtos e mortandade de patos e gansos da lagoa, principalmente os ovos.

Bueno fez um apelo público ao secretário para que a realização de manutenções básicas, como pintura dos meios-fios, conserto do vazamento na lagoa, reparos nas lixeiras e bancos. Nério Susin disse que algumas medidas serão tomadas em breve após o encaminhamento de licitações.

Canil municipal

O vereador solicitou ao secretário que sejam contratados mais médicos veterinários para o canil e que seja feita uma grande campanha de adoção dos animais abrigados na instituição. Atualmente, são 770 cães e 32 gatos esperando por adoção no canil municipal, de acordo com informações passadas pela coordenadoria do Departamento de Proteção Animal. 

Código dos animais

O pedetista também conversou com Susin sobre o projeto de lei do Poder Executivo que estabelece o Código de Proteção Municipal dos Animais, determinando as sanções e penalidades administrativas para quem praticar maus-tratos. Em fevereiro de 2019, o parlamentar já havia protocolado um projeto por meio do seu gabinete e, em abril, o Executivo encaminhou projeto semelhante. O vereador fez a retirada do seu projeto e protocolou 29 emendas após ser procurado por integrantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que fizeram as sugestões.

07/02/2020 - 15:52
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo