Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa sugere concurso para tradutor e intérprete de Libras na Câmara

A parlamentar conta que tem um projeto nesse sentido desde 2014 e espera o apoio da Mesa Diretora na viabilidade desse cargo


Ter na Câmara Municipal de Caxias do Sul um profissional concursado como auxiliar legislativo com habilitação de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a sugestão que a vereadora Denise Pessôa/PT apresentou na tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (05/02). A parlamentar informou que tem um projeto nesse sentido desde 2014 (PL 43/2014 e SB2-2015 ao PL 43/2014) e que converge com a defesa e o acesso aos direitos humanos, principalmente na perspectiva de melhor atendimento à comunidade surda.

“É necessário esse profissional para ajudar tanto os vereadores quanto a comunidade. Como será um auxiliar legislativo, poderá fazer outras tarefas quando não tiver demandas de tradutor e intérprete”, explica Denise, lembrando que o Legislativo caxiense já é bastante conhecido por sua estrutura acessível.

De acordo com a petista, no ano passado, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, parlamentar Gustavo Toigo/PDT, sugeriu à vereadora solicitar à Mesa Diretora que encaminhe a proposição, pois seria o procedimento constitucional adequado. “Assim, pedimos à Mesa Diretora para viabilizar de fato essa proposta. A gente oferece o nosso projeto para que seja um projeto da Casa, pois o profissional que vier poderá também capacitar minimamente vereadores e os demais servidores em Libras para recebermos a população surda de forma mais digna”, ressaltou.

Os vereadores Elisandro Fiuza/PRB e Alberto Meneguzzi/PSB elogiaram Denise pela iniciativa. O parlamentar socialista indicou que a proposição poderia ser abraçada pela reforma administrativa que o presidente Ricardo Daneluz/PDT pretende implementar no Parlamento.

05/02/2020 - 10:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo