Voltar para a tela anterior.

Comissão da Bicicleta realiza primeira reunião de 2020

Grupo parlamentar recebeu sugestões para a mobilidade cicloviária


A Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como meio de Transporte e Atividade Esportiva da Câmara de Vereadoresde Caxias do Sul realizou a primeira reunião de 2020 nesta terça-feira (04/02). O encontro ocorreu na Sala de Comissões Geni Peteffi. A reunião contou com a participação do ex-vereador e ciclista, Guila Sebben. Na oportunidade, ele entregou ao grupo parlamentar uma pasta com diversos documentos referentes ao ciclismo caxiense. Entre os documentos estão, projetos de lei, iniciativas populares e sugestões para a mobilidade cicloviária.

Conforme o ex-vereador, é preciso colocar novamente em pauta questões relacionadas à bicicleta. De acordo com Guila, um dos principais assuntos a serem levados adiante pela Comissão é o Fundo Municipal Cicloviário, aos moldes do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema). Segundo ele, é necessário buscar alternativas para regularizar a proposta, junto ao Executivo, a fim de obter recursos específicos para projetos que contemplem a utilização da bicicleta como modal de transporte.

A bicicleta é parte da solução da mobilidade. Para pôr em prática o Fundo Municipal Cicloviário é necessário ter base jurídica, orçamentária e vontade política. Entendo que um percentual das multas de trânsito, por exemplo, possa ser destinado ao Fundo. Esta Comissão tem o papel importante de manter a pauta da bicicleta viva, pois as melhores cidades do mundo utilizam a bike de forma inteligente e sustentável”, destacou o ex-parlamentar.

De acordo com a presidente da Comissão, vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade, as pautas levantadas, durante a reunião, serão analisadas e serão realizados os encaminhamentos necessários. No entendimento da parlamentar, a criação do Fundo Municipal Cicloviário compete ao Executivo, mas irá, em conjunto com os demais integrantes da Comissão, estudar a viabilidade da proposta. Ela também abordou assuntos relacionados ao incentivo do cicloturismo.

As nossas estradas do interior deveriam contemplar ciclovias ou ciclofaixas. Temos estradas ótimas no perímetro rural, porém, não há segurança para os ciclistas. Há um grande número de ciclistas que buscam roteiros turísticos no nosso Município, devido à diversidade de opções”, ressaltou a vereadora.

O encontro também debateu questões relacionadas àmobilidade urbana. Ao final do encontro, a presidente da Comissão convidou o ex-vereador a participar do Massa Crítica, evento ciclístico que ocorre na última sexta-feira do mês e para a ação que ocorrerá no dia 20 de fevereiro, em alusão ao Dia Municipal do Ciclista, comemorado no dia 25 do mesmo mês. No dia, voluntários entregarão materiais educativos no trânsito.

Além da presidente, participaram da reunião, os integrantes da Comissão, Velocino Uez/PDT, Denise Pessôa/PT e Felipe Gremelmaier/MDB.

* Redator: Douglas Barreto

05/02/2020 - 09:58
Assessoria de Imprensa/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo