Voltar para a tela anterior.

Vereador Adriano Bressan protocola projeto de lei sobre a prevenção de diabetes em crianças

O projeto apresentado visa à obrigatoriedade da aplicação do teste de glicemia capilar em crianças até 12 anos de idade pelos órgãos de atendimento de saúde do município


Nesta segunda-feira (03/02), o vereador Adriano Bressan/MDB protocolou seu primeiro projeto de lei, desde que tomou posse no dia 28 de janeiro. O referido projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação do teste gratuito de glicemia capilar em crianças de 0 a 12 anos, nas instituições de saúde do município.

A proposta ora apresentada pretende efetivar as ações em prol da prevenção às complicações que envolvem os diabéticos tardiamente diagnosticados. O foco na criança, deve-se ao fato de que o diabetes se tornou a segunda doença mais comum na infância, perdendo apenas para a asma. Estudos recentes apontam para uma tendência mundial ao aumento de incidência da doença em menores de 5 anos de idade. O quadro de diabetes Tipo (DM1) na criança vem acompanhado de sinais clássicos como a poliúria, a polidipsia e o emagrecimento.

Segundo o parlamentar, devido o aumento significativo da doença em crianças, faz-se necessário adotar medidas que busquem prevenir e tratar a doença. “Nosso foco de atuação, além de outras ações, está no zelo e no cuidado com as crianças de nossa cidade e no combate ao diabetes, que atualmente atinge cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, perfazendo um total de 9% da população mundial”, frisa Adriano Bressan.

Este é o segundo projeto apresentado pelo vereador que aborda a prevenção e o cuidado com as crianças. O primeiro, apresentado em 2017, durante os 10 dias que esteve na condição de vereador, atualmente é lei, e obrigada às instituições de saúde do município há informar quando do nascimento de criança com Síndrome Down visando impedir o diagnóstico tardio e o desconhecimento prévio dos recém-nascidos, ajudando assim a garantir a identificação e o acompanhamento precoce, facilitando as ações para o estímulo mais rápido e, consequentemente, mais oportunidades no seu desenvolvimento futuro.

A partir de agora, o projeto de lei passará pelas comissões temáticas da casa e, após, seguirá para discussão e votação dos vereadores em plenário.

03/02/2020 - 18:10
Gabinete do Vereador Adriano Bressan
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo