Voltar para a tela anterior.

Ana critica o novo Plano de Saúde Mental

A vereadora não quer alteração nos residenciais de atendimento


A discussão sobre o no Plano de Saúde Mental do município foi retomada na sessão desta quarta-feira (23). A vereadora Ana Corso/PT voltou a criticar a possibilidade de transferência dos residenciais terapêuticos de Caxias do Sul para um só local, no bairro São Ciro, sob a administração terceirizada do Hospital Fátima.

A petista também alertou que um dos objetivos da medida, conforme disse ter ouvido da secretária de Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, seria garantir que o hospital atingisse a faixa de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de manter o seu certificado de entidade filantrópica.

Por isso, ela anunciou que, nos próximos dias, as bancadas do PT e do PCdoB emitirão pedido de informações ao Executivo. Lembrou que, até o momento, a Secretaria da Saúde não enviou cópia do plano de reestruturação envolvendo o Hospital Fátima.

Ana também acusou o fato de, no final do ano passado, a prefeitura ter alugado duas localidades para servirem como residências terapêuticas, totalizando quatro moradias do gênero. Agora, tudo muda, pontuou. A parlamentar classificou a opção como retrocesso. Ressaltou, ainda, que, no próximo dia 10 de março, o Conselho Municipal de Saúde deverá se pronunciar sobre o assunto.

Elogiou, contudo, outras ações do plano, que incluem um centro de atenção psicossocial 24 horas, além de comunidade terapêutica, com 20 leitos. A única divergência é não vincular a esse projeto a questão da centralização dos residenciais terapêuticos, esclareceu.

O vereador Renato Oliveira/PCdoB informou que, às 13h30 da próxima sexta-feira, junto com o Conselho de Saúde, os parlamentares da Casa estão convidados para visitar o local que poderá sediar os novos residenciais.

Por outro lado, a líder do governo, Geni Peteffi/PMDB, considerou as críticas de Ana precipitadas. Explicou que a secretária Maria do Rosário está aguardando as sugestões do Conselho de Saúde, para dar sequências as discussões em torno do projeto.

O vereador Mauro Pereira/PMDB enfatizou a disposição da secretária, de aperfeiçoar o trabalho, em conjunto com a Câmara e o Conselho de Saúde.

23/02/2011 - 20:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo