Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno encaminha ofício à Secretaria da Saúde pedindo informações sobre prevenção ao coronavírus

Vereador pedetista busca esclarecimentos em razão da doença que já pode ter chegado ao país


O vereador Rafael Bueno/PDT encaminhou ofício nesta quarta-feira (29/01) ao titular da Secretaria Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, pedindo informações sobre o coronavírus, que tem causado doença respiratória e foi recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. As autoridades de saúde chinesas relataram 5.974 casos confirmados da doença e 132 mortos na China.

"Temos que ter toda a precaução em relação a uma doença que pode atingir proporções mundiais, ainda mais quando temos caso suspeito no Estado (São Leopoldo)", destacou Bueno, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, para justificar o seu pedido.

Saiba mais 
Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

O vírus é semelhante a outros que já atingiram o país em outros momentos, e que os cuidados são os mesmos para uma gripe, como não tossir sem proteger o rosto, higienizar as mãos e evitar concentração de pessoas. Porém, para atestar um diagnóstico por coronavírus, as causas precisam estar associadas a outros sintomas.

Abaixo, a íntegra do ofício encaminhado pelo vereador ao secretário da Saúde.

"Tendo em linha de conta a grave epidemia de coronavírus (2019-nCoV) que assola a China e está se espalhando rapidamente a nível global, bem como o fato de já existirem casos suspeitos em São Leopoldo e Porto Alegre, cumpre a esta Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo fazer questionamentos pontuais:

1- O que se sabe sobre este novo vírus (sintomas, transmissão, prevenção, letalidade e tratamento)?

2- Caso surjam casos suspeitos em nossa cidade, a rede pública municipal possui instalações adequadas para isolamento dos pacientes? A rede pública possui pessoal capacitado e materiais (máscaras e roupas de proteção, por exemplo) para lidar com segurança um caso suspeito ou que venha se confirmar ser o coronavírus 2019-nCoV?

3- Considerando que o governo federal anunciou ter elevado a classificação de risco do país do nível 1, de alerta, para o nível 2, de perigo iminente e que esta escala vai até o nível 3, de emergência de saúde pública, quando são confirmados casos de transmissão no Brasil. No caso de o alerta chegar ao nível 3, nosso município possuí um plano de ação imediata para lidar com esta epidemia?

4- Se for preciso instalar hospitais de campanha para tratamento de pacientes infectados, a SMS conseguiria reunir todo o necessário para fazê-lo? E em quanto tempo?

29/01/2020 - 13:44
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo