Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo solicita melhorias de mobilidade urbana à Prefeitura

Vereadora reivindicou planejamento cicloviário ao Secretário de Trânsito


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade apresentou demandas de mobilidade urbana, principalmente, em relação ao uso da bicicleta como meio de transporte, ao Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Junior. A reunião, que ocorreu nesta segunda-feira (27/01), nas dependências da secretaria, e contou com a presença de representantes da União dos Ciclistas Caxienses, a Unicca.

A parlamentar, que preside a Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva da Câmara de Vereadores, contou ao titular da pasta as iniciativas e ações promovidas pelo grupo legislativo. Uma das ações foi a criação da Associação, uma necessidade antiga dos ciclistas, para que eles possam dialogar com o Poder Público.


Rodrigo Guidini, um dos líderes da entidade, entregou uma carta de intenções ao secretário. Ele ressaltou que a Unicca já conta com, aproximadamente, 100 associados.

“Estamos entregando essa carta de intenções para trabalharmos juntos com a secretaria, em todas as ações que envolverem a bicicleta, seja na hora de propor uma ciclovia ou discutir algumas ações e eventos. Também lutamos por um Plano de Mobilidade Urbana que contemple a bicicleta, com infraestrutura que garanta segurança aos ciclistas”, ressalta Guidini.

O cicloativista, André Busnello, manifestou, durante a reunião, o desejo de melhorias estruturais para a categoria.

“Sempre sugerimos e pedimos melhorias para os ciclistas, mas sempre que muda a administração municipal voltamos à 'estaca zero'. O nosso objetivo, enquanto associação, é cobrar do Poder Público o que será feito pelos ciclistas, como o Plano de Mobilidade, que é obrigação da Prefeitura”, manifestou Busnello.

Após as considerações dos representantes da Unicca, o responsável pela pasta, demonstrou ao grupo um projeto inicial da primeira ciclovia na área central da cidade. Alfonso garantiu que dará sequência ao projeto, como meta de trabalho.

“O projeto prevê o começo da ciclovia no Parque Cinquentenário, no bairro São Pelegrino, com traçado que contempla a Estação Férrea e o Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos), com passagem na Maesa, no bairro Exposição, com finalização na BR-116, entrada do bairro Cruzeiro, explicou o secretário.

Na oportunidade, Tatiane Frizzo ressaltou que, além das reivindicações sobre o planejamento cicloviário, é necessário ações de educação no trânsito, como o Viva Bike, projeto que fomenta o uso consciente da bicicleta.

Educação no trânsito é algo fundamental. O trânsito de Caxias é muito agressivo. Por isso, é necessário termos espaços delimitados para protegermos os ciclistas. A nova ciclovia nos alegra muito. Ela será de fundamental importância,” salienta a parlamentar.

Conforme informações do titular da pasta, para a execução do projeto da nova ciclovia na área central é preciso tintas, tachões e placas. Alguns itens já estão em processo licitatório. Ele também acrescentou que será implantada uma nova ciclovia na Avenida Rio Branco, em Ana Rech, do lado oposto da atual. Assim, a via contará com dois espaços seguros para os ciclistas.

O secretário de trânsito também afirmou que encaminhará a solicitação para a construção do Plano de Mobilidade Urbana. A intenção é que o projeto seja elaborado por técnicos da pasta. Alfonso também se comprometeu em participar da Audiência Pública da Comissão da Bicicleta, pré-agendada para o mês de abril. Além disso, os ciclistas convidaram o secretário a participar e conhecer o movimento Massa Crítica, “bicicletada” que ocorre na última sexta-feira de cada mês. O titular da pasta também manifestou apoio à ação da Comissão que ocorrerá no dia 20 de fevereiro, em alusão ao Dia Municipal do Ciclismo, comemorado no dia 25 do mesmo mês. No dia, voluntários entregarão adesivos educativos no trânsito.

28/01/2020 - 13:22
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo