Voltar para a tela anterior.

Daneluz recebe visita da diretoria do Sindilojas

Na reunião com o presidente do Parlamento municipal, foram tratados assuntos como comércio ambulante e turismo


Na manhã desta quarta-feira (22/01), o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Daneluz/PDT, recebeu a diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas). Estiveram presentes no encontro a presidente da entidade, Idalice Manchini, a vice-presidente, Lizete Zamboni, a diretora Bianca Dotti Sartori, a gerente-executiva, Lisandra de Bona, e o assessor jurídico, César Bisol.

Os assuntos que pautaram o encontro foram o combate aos vendedores ambulantes na área central da cidade, a lei de comunicação visual para o comércio e o turismo. Segundo os representantes do Sindilojas, os lojistas têm colocado cavaletes ou correntes em frente às lojas para evitar que vendedores ambulantes se acomodem nas calçadas. Na avaliação do Sindilojas, além de ser ilegal o procedimento dos ambulantes, atrapalha o fluxo de pessoas.

Uma sugestão dada pelos profissionais da entidade é que a fiscalização seja mais eficiente nesses casos, mas sem violência. A entidade acredita que, no caso dos imigrantes que comercializam produtos pelas calçadas, o poder público deva auxiliar com cursos e qualificação para serem inseridos no mercado de trabalho.

No que se refere à chamada lei das fachadas (Lei Complementar 412/2012, que regula o uso de veículos de divulgação em Caxias do Sul), Daneluz informou que tem uma proposta de sua autoria em conjunto com outros vereadores, sugerindo alterações. Ele explica que a legislação contribuiu com o combate à poluição visual, deixando a cidade mais bonita e agradável. Ao mesmo tempo, é necessário aperfeiçoamento no texto para desburocratizar os processos e facilitar a vida de empreendedores e comerciantes. Por isso, o projeto de lei complementar proposto (PLC 26/2019) busca deixar a lei mais clara e facilitar a fiscalização, ressalta.

   Outro tema tratado na reunião foi o fomento ao turismo na cidade. O presidente Daneluz concordou e destacou que o turismo e o comércio andam juntos. De acordo com o parlamentar, os turistas que chegam à Caxias do Sul consomem no varejo local e merecem ser bem acolhidos. Aproveitando a presença dos visitantes e a conversa sobre comércio e turismo, Daneluz destacou a diferença entre as competências dos poderes Legislativo e Executivo, principalmente nessas áreas. O presidente acrescentou que, embora algumas prerrogativas não sejam funções dos vereadores, a Câmara pode colaborar nas mais variadas questões, seja com projetos de lei, indicações ou encaminhamentos aos setores responsáveis.

 

22/01/2020 - 11:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo