Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal alerta para o combate à dengue em Caxias do Sul

A campanha vem com a intenção de conscientizar os servidores da Casa e a população caxiense sobre os riscos de contrair a doença principalmente nesta época do ano


O verão é uma das estações mais esperadas do ano, mas é também um período que exige muito cuidado. Seja aproveitando o calor em Caxias do Sul ou curtindo as praias no litoral, a população deve ficar atenta a uma doença bem conhecida e que se propaga facilmente nesta época: a dengue. Pensando nisso, a Câmara Municipal decidiu lançar, nesta quinta-feira (16/01), uma campanha de conscientização para que os servidores e a população caxiense saibam os riscos e como se prevenir do mosquito aedes aegypti, que é o transmissor da doença.

É preciso ficar atento sobre a ação desse pequeno e quase imperceptível mosquito. Sua picada é capaz de fazer um grande estrago, já que a dengue, caso não tratada, pode levar a óbito. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualmente, 99 cidades do Rio Grande do Sul estão em alerta de transmissão da dengue. A diretora geral da Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, Sandra Flavia Tonetti, informa que a cidade não está incluída nesse grupo, porém, certos cuidados primordiais devem ser tomados para combater o mosquito transmissor:

- Tampar os tonéis e as caixas d’água;

- Usar repelente diariamente;

- Separar o lixo corretamente;

- Manter as lixeiras sempre limpas;

- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Limpar pratinhos de flores e preencher com areia;

- Retirar água acumulada de locais com pouca circulação, mas que podem chamar atenção do mosquito;

- Descartar pneus velhos corretamente.

A diretora geral do Legislativo, Danúbia Boeira dos Santos Verza, salienta a importância dessas ações dentro e fora da Casa do Povo. “Esta campanha interna ajuda a cuidar da saúde dos servidores, e se estende também à comunidade caxiense, já que recebemos diversos visitantes. Informação e cuidado nunca são demais”, afirma a diretora.

Caso você ou algum familiar apresente sintomas da dengue (febre maior que 38,5°C, dores musculares intensas, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo), procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Para realizar denúncias ou avisar a Vigilância Ambiental de algum possível foco da dengue, é só ligar no Alô, Caxias (156). A denúncia pode ser feita de forma anônima ou não, desde que o maior número de informações seja passado, para que os vigilantes ajam de forma rápida e eficaz. A dengue pode matar. Cuide-se.

16/01/2020 - 15:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo