Região metropolitana, segurança e saúde pautam sessão

Esses e outros temas foram destacados em plenário pelos vereadores, nesta terça-feira (14/01)

Região metropolitana, segurança e saúde estiveram entre os temas abordados durante a sessão representativa desta terça-feira (14/01). Esses e outros assuntos foram discutidos por seis vereadores que se manifestaram no Pequeno Expediente, sem incluir os que solicitaram apartes. Utilizaram tal espaço os parlamentares: Felipe Gremelmaier/MDB, Alberto Meneguzzi/PSB, Adiló Didomenico/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Arlindo Bandeira/PP e Renato Oliveira/PCdoB.

Gremelmaier ficou satisfeito com a sanção da lei que oficializa o município na Região Metropolitana da Serra Gaúcha. “Agora a cidade começa a destravar”, espera o emedebista. Meneguzzi cobrou mais segurança para o interior caxiense. Ele questionou os riscos pelos quais passam os agricultores por não haver proteção policial suficiente na zona rural. “Os agricultores saem para trabalhar e quando retornam ganham como prêmio a visita de assaltantes”, lamentou, citando como exemplo assalto recente que sofreu o ex-vereador e produtor rural Raimundo Bampi.

Mudança e melhorias no acesso ao bairro Forqueta, pela RS-122, foram reivindicadas ao Departamento de Estradas de Rodagem (Daer) por parte do vereador Adiló. O petebista pretende agendar reunião com o órgão para breve.

O parlamentar Arlindo Bandeira elogiou a nova administração municipal por abrir agendas aos vereadores e, ao mesmo tempo, sugeriu descentralizar a entrega de medicação e de exames no interior, viabilizando-a por meio das Unidades Básicas de Saúde. “As pessoas precisam trabalhar e, muitas vezes, acabam vindo do distrito para o centro e ainda perdem viagem porque não há o remédio que precisam”, observa o progressista. Também nessa área, o parlamentar Renato Oliveira/PCdoB defendeu a permanência da servidora Marguit Weber Meneguzzi como secretária da Saúde.

No caso do vereador Fiuza, a abordagem na tribuna foi mais em relação a questões ligadas a seu partido.

14/01/2020 - 15:47

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861