Voltar para a tela anterior.

Denise pede solução para os alagamentos do bairro São José

A parlamentar propõe a construção de galeria para escoar a água


O pedido de solução para os contínuos alagamentos que assolam o bairro São José, em Caxias do Sul, foi realizado pela vereadora Denise Pessôa/PT. Desde a tribuna, na sessão desta terça-feira (22), ela reclamou da falta de providências por parte do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Celso Empinotti. Para a petista, é necessária a construção de outra galeria no loteamento Garbin, a fim de escoar a água. Comentou que a estrutura atual não tem suportado o crescimento demográfico da região. Exibiu imagens da enchente que prejudicou a localidade no último sábado.

Denise sugeriu que, para viabilizar a nova galeria, fossem empregados recursos do orçamento comunitário, contando com contrapartida do governo municipal.

Na sequência, o vereador Mauro Pereira/PMDB atentou que a construção de galeria ficou prejudicada pela desistência de empresa que faria parceria, no empreendimento. Disse acreditar na busca de alternativas pela prefeitura.

Enquanto isso, Vinicius Ribeiro/PDT alertou que é preciso atacar a causa e, não, apenas, se ater às consequências. Ressaltou que, nos últimos anos, o centro da cidade, por exemplo, recebeu mais quatro mil famílias, por conta da construção de novos edifícios. A seu ver, deveria ser retomado o cumprimento do índice de permeabilidade. O Plano Diretor dos anos 1970 só permitia construir em 40% dos terrenos. Hoje, o percentual já alcança 80%, observou.

Vinicius também relatou conversa que teve com o secretário de Obras. Soube que o bairro São Pelegrino necessita de R$ 4,5 milhões de investimentos, devido ao seu alto índice de densidade demográfica, e que a rua Os Dezoito do Forte terá de ser canalizada novamente.

O vereador Gustavo Toigo/PDT concordou que a questão da permeabilidade do solo necessite de reavaliação. Citou o bairro Pio X, que tem problema crônico e histórico, cujos alagamentos resultam da colocação de asfalto na região.

Para a líder do governo, Geni Peteffi/PMDB, há demandas que extrapolam a capacidade da imediata resposta humana. Exemplificou a partir de desastres naturais recentes, no Rio de Janeiro.

22/02/2011 - 19:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo