Voltar para a tela anterior.

Parada Livre receberá Comenda Percy Vargas de Abreu e Lima nesta terça-feira à noite

Vereador Rafael Bueno indicou o movimento para ser homenageado pelo Legislativo caxiense


O movimento Parada Livre de Caxias do Sul receberá a Comenda Direitos Humanos Percy Vargas de Abreu e Lima. A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal nesta terça-feira, às 19h. A indicação feita à comissão que decide a entidade ou pessoa que receberá a homenagem foi feita pelo vereador Rafael Bueno/PDT. O parlamentar embasou sua sugestão devido à história da Parada Livre e porque, neste ano, o evento só ocorreu na Rua Marquês do Herval, ao lado da Praça Dante Alighieri, por determinação judicial. A realização só foi possível graças à intervenção do Ministério Público, já que o prefeito Daniel Guerra não permitiu o evento naquele local. A Parada ocorreu no dia 17 de novembro e teve a presença de milhares de pessoas.
 

Para Bueno, a liberdade de pensamento e a democracia são garantias constitucionais. O pedetista lamentou o autoritarismo da prefeitura em negar os espaços públicos.

"A Parada Livre merece essa homenagem porque representa a resistência. Os integrantes do movimento não devem se curvar diante de ameaças e retaliações. A Câmara Municipal estará fazendo justiça ao entregar essa Comenda, que será inédita", ressaltou.


Bueno lamentou a violência contra a comunidade LGBT:

"Precisamos dizer que o Brasil, do carnaval e do futebol, também é o país da intolerância, que renega direitos a todos os seus filhos de forma igualitária. Infelizmente, aqui é lugar o que mais mata LGBTs no mundo todo." 

 

HISTÓRIA
 

A comenda Percy Vargas de Abreu e Lima foi instituída pelo decreto legislativo 141/A, de 22 de julho de 2003, de autoria da vereadora Ana Corso/PT. O objetivo da distinção é reconhecer o trabalho de pessoas e instituições, na defesa dos direitos humanos. Em abril de 1964, o ex-vereador Percy havia perdido o mandato parlamentar depois de ser cassado, pelo regime militar que, então, se iniciava.

09/12/2019 - 09:57
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo