Voltar para a tela anterior.

Assembleia Legislativa aprova inclusão de Caxias e Farroupilha na Rota das Cervejarias

A reivindicação dos cervejeiros foi articulada desde 2017 pelo vereador Alberto Meneguzzi e o deputado Elton Weber


 


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB comemora a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça-feira (26), do projeto de lei que inclui Caxias do Sul e Farroupilha na Rota das Cervejarias Artesanais. A matéria é de autoria do deputado estadual Elton Weber/PSB e foi aprovada por unanimidade do plenário (48 a zero). O município de São José do Hortêncio também foi beneficiado.

Caxias do Sul é a terceira maior cidade do Brasil, em número de cervejarias artesanais, com 16 empresas e mais de 100 produtores caseiros. Os dois maiores produtores são Porto Alegre e Nova Lima (MG). A reivindicação inicial foi da Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva/Serra), em 2017. Naquela época, Meneguzzi começou uma articulação, que envolveu a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias). A proposta foi aceita pelo deputado Elton, que protocolou o projeto no parlamento estadual.

A primeira reunião com Elton Weber e os representantes da Aprocerva sobre a proposta ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2018, quando Meneguzzi era presidente da Câmara de Vereadores (foto). “Foram dois anos entre a construção e a aprovação da proposta. Um trabalho realizado pelo meu gabinete, que envolveu a articulação com o empresariado local, por meio da CIC Caxias, e os políticos da região. Acredito que a decisão unânime dos deputados estaduais irá refletir no desenvolvimento de Caxias e região, pela diversificação da matriz produtiva. Além disso, fomentando o setor de turismo, que é uma área que se apresenta bastante carente neste momento político de Caxias”, ressalta Meneguzzi.

De acordo com Elton Weber, os municípios possuem uma atividade fortemente cervejeira e se beneficiarão com a medida. "Ficamos bastante satisfeitos com a aprovação. Região tradicionalmente conhecida pela produção de vinhos, a Serra agora começa a se consolidar também como um dos principais polos cervejeiros do Brasil. Ressalto a parceria do vereador Alberto Meneguzzi, que sugeriu a inclusão de Caxias na Rota”, salientou Weber.

27/11/2019 - 08:38
Gabinete Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo