Voltar para a tela anterior.

Professora Beatriz Berti é agraciada com o título de Cidadã Caxiense

A outorga aconteceu na noite desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal


A Câmara Municipal concedeu, na noite desta segunda-feira (25/11), o título de Cidadã Caxiense à professora Beatriz Santos Berti. A homenageada foi reconhecida pela contribuição como educadora. A condução da sessão solene, no plenário da Casa, coube ao 2º secretário da Mesa Diretora, vereador Alberto Meneguzzi. No decorrer da cerimônia, houve apresentações da soprano Liziane Rufatto.

Beatriz nasceu em Osório, em 1953, e iniciou sua carreira como professora no município de Arroio do Sal. Em 1978, ingressou na Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones, no bairro Planalto, em Caxias do Sul, onde também foi responsável pela biblioteca e organizou o cantinho da hora do conto. Em 2004, Beatriz concluiu o curso de pós-graduação em Psicopedagogia na Universidade de Caxias do Sul. Após dois anos, foi convidada a fazer parte da equipe pedagógica do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec-UCS), em Caxias. Aposentada desde 2017, a professora ainda pensa em fazer mais uma especialização na área da educação.

Em nome da Casa, a proponente da homenagem, vereadora Tatiane Frizzo, falou do momento especial do reconhecimento de uma trajetória muito bonita, a qual, há anos, começou a ser trilhada. Contou a história da homenageada, como professora, mãe de Cristiano e Guilherme e avó de Rafaela. “Bea, como é carinhosamente chamada, está reinventando a vida. Agora se dedica à assistência social, ajudando os que precisam. Mas ainda tem projeto de especialização na área da educação”, enalteceu.

A homenageada Beatriz Santos Berti agradeceu pela distinção. “Quando encontro meus alunos bem-sucedidos, sinto um grande orgulho. Acredito ter feito a diferença na vida deles, colaborando para uma sociedade melhor”, afirmou. A professora reconheceu o apoio da família e de colegas e alunos, no decorrer da carreira, como educadora.

A diretora da Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC), Ana Cristina Cesa, falou em nome das dirigentes das instituições pelas quais Beatriz passou. “A Câmara acerta ao conceder essa honraria, justamente no momento histórico em que os professores estão sendo tão desrespeitados, em todas as esferas do ensino público”, observou.

O deputado estadual Neri, O Carteiro (ex-vereador caxiense) salientou o papel da educadora, na formação cidadã. Para ele, Beatriz dá exemplo a partir da própria trajetória. A secretária municipal da Educação, Marina Matiello, compôs a mesa principal durante a solenidade.

25/11/2019 - 21:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247

Ir para o topo