Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier reforça a necessidade de Delegacia do Idoso no município

Presidente da Comissão do Idoso da Câmara informou sobre o aumento de crimes contra idosos


A importância de Caxias do Sul implantar uma Delegacia Especial de Proteção ao Idoso (DPI) foi a pauta do grande expediente do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, na sessão desta quinta-feira (21/11). Nesta semana, a Comissão do Idoso, presidida pelo emedebista, promoveu audiência pública para tratar do tema. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre idosos, Brigada Militar, Conselho Municipal do Idoso e instituições de rede e apoio a esse público. 

O parlamentar pontuou que no estado existem DPIs apenas em Santa Maria e Porto Alegre. Ele repercutiu a explicação da titular da delegacia da capital, Cristiane Pires Ramos, durante a audiência, que falou da estrutura, serviços prestados e números de ocorrências. No ano passado, em Porto Alegre, foram registrados 17 mil registros de crimes contra idosos, além de 23 casas de repouso fechadas. Gremelmaier frisou que a violência não se resume a agressões físicas, pois há também a violência psicológica, sexual e financeira. 

Acerca da audiência, o parlamentar destacou que deixou clara a necessidade de uma DPI, em Caxias do Sul e elucidou diversas questões. Ele espera que até a metade do ano que vem, o governo do estado aprove o projeto que prevê a construção da delegacia. 

Sobre os protestos dos estudantes da rede estadual de ensino, que lotaram o Plenário na sessão de hoje, Felipe Gremelmaier ponderou que os vereadores têm o dever de levar às demandas à Assembleia. Ele afirmou que o MDB foi contrário às emendas parlamentares. 

Adiló Didomenico/PTB disse que nesta quarta-feira (21/11) teve audiência com o governador Eduardo Leite/PSDB, onde abordou sua preocupação com o tema. O petebista ainda relatou sobre a dificuldade de diálogo com o CPERS. 
 

21/11/2019 - 11:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo