Voltar para a tela anterior.

Entrada de animais em hospitais já é realidade em Caxias do Sul

Lei sancionada pelo governo do Estado esta semana já está em vigor no município desde janeiro deste ano


Desde janeiro de 2019, os pacientes internados em hospitais caxienses podem receber visitas de animais. A lei nº 8.365, de 08 de janeiro, dispõe sobre a liberação de entrada de animais em hospitais públicos para visitas aos pacientes internados. A iniciativa foi do vereador Kiko Girardi/PSD e teve aprovação por unanimidade dos parlamentares.

Entre outros pontos, a lei especifica que, para a visita hospitalar, os animais de estimação deverão estar com a vacina em dia e higienizados, e com laudo veterinário que ateste boa condição. Além disso, o médico responsável pelo paciente deve autorizar a visita, que deve ser agendada nos hospitais.

Diversos pacientes já foram agraciados com o carinho de seus amigos de quatro patas, durante o tratamento de saúde. Inclusive, um dos hospitais da cidade desenvolve o projeto Amigo Pet, que defende que os bichos de estimação ajudam na redução dos níveis de ansiedade e estresse.

Além disso, reduz o sentimento de solidão, melhora os parâmetros cardiovasculares e eleva o bem-estar. A presença de bichos de estimação traz um ar mais leve a todos que frequentam as dependências do hospital, mais alegria e descontração, amenizando o peso que a doença representa.

O projeto de lei 10/2019, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sancionado esta semana pelo governador Eduardo Leite/PSDB, apresenta a mesma proposta, com algumas diferenças. Entre elas está a visitação apenas a algumas espécies de animais (cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas e hamsters).

08/11/2019 - 14:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo