Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico apresenta balanço de reunião na Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social

O vereador informou sobre parceria entre o programa Florescer e o Grupo Uniftec, beneficiando crianças e jovens caxienses.


Em seu espaço na tribuna, na sessão desta quarta-feira (06/11), o vereador Adiló Didomenico/PTB contou sobre a reunião realizada com a secretária Estadual do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker. Na ocasião, foi fechada uma parceria entre o Programa Florescer, da Randon, e o Grupo Uniftec.

O Florescer atende 40 crianças e adolescentes e desenvolve atividade de aprendizagem de programação e de robótica. O petebista afirmou que o programa vai ao encontro do RS Seguro, lançado em fevereiro de 2019, pelo governador Eduardo Leite/PSDB. Ambos os projetos buscam minimizar a criminalidade, sendo que o Florescer ainda leva educação e inclusão aos jovens.

Segundo Adiló, o governo do Estado afirmou que 18 cidades do Rio Grande do Sul concentram 45% da população e mais de 90% da criminalidade. Desta forma, o RS Seguro atua com maior intensidade nestes municípios. Caxias do Sul está entre estas cidades e uma das ações foi a instalação do Batalhão de Choque.

Adiló ainda abordou outra ideia, apresentada na reunião. O Programa Florestal visa o repovoamento de espécies nativas. O petebista explicou que a criança vai plantar uma árvore, em uma área destinada pelo Programa Florescer, e durante cinco anos os profissionais da Uniftec vão monitorar. A árvore então é cadastrada e, por meio de imagens de satélite, a criança pode acompanhar o desenvolvimento da planta.

Paula Ioris/PSDB, que também esteve presente na reunião, destacou a importância do alinhamento da cidade em relação ao programa do RS Seguro. Ela apresentou os quatro pilares do programa. “O primeiro é o combate ao crime, o segundo são políticas preventivas transversais, o terceiro é o atendimento facilitado, através das delegacias virtuais e, por fim, atenção especial ao sistema carcerário”, enumerou a vereadora.

Adiló aproveitou o aparte e deu ênfase ao segundo eixo, que visa integrar, qualificar e potencializar serviços, projetos e recursos existentes, buscando novas parcerias. E lamentou a ausência do poder Executivo municipal nestas ações.

06/11/2019 - 13:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo