Voltar para a tela anterior.

O adeus a Clauri Alves Flores na Câmara

Homenagens emocionadas marcaram a cerimônia de despedida ao vereador


A cerimônia de despedida ao vereador Clauri Alves Flores/PT reuniu centenas de familiares, amigos, colegas de partido e autoridades no Plenário e nos corredores da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Além das manifestações alusivas à trajetória do educador e líder comunitário, ao longo da manhã desta terça-feira (08/02), aconteceram atos ecumênicos Católico e Umbandista. Mais tarde, às 11h51, no Cemitério Parque, o parlamentar foi enterrado.

O padre Roque Grazziotin conduziu a encomendação do corpo de Clauri. Ele faleceu ontem, por volta das 10h10, no Hospital Pompéia, por complicações decorrentes de acidente de trânsito, junto à Rua Moreira César, no bairro São José.

Emocionado, o pároco lembrou a época em que conheceu Clauri, na década de 1970, durante a participação dele, nos grupos de jovens da Igreja Católica e nos movimentos comunitários, na Zona Norte do município. Destacou a nobreza de espírito com que Clauri atuou junto àquela comunidade.

Professores e alunos da Escola Estadual Alexandre Zattera, da qual era diretor, também prestaram homenagens. Interpretaram a canção Amigos para Sempre, enquanto imagens do vereador eram exibidas no telão da Sala das Sessões Nadyr Rossetti.

Entre as personalidades abaladas com a perda, a deputada estadual Marisa Formolo/PT, que representou a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e o diretório estadual do PT, elogiou a formal leal e honesta com que Clauri exerceu a militância comunitária. Para ela, o parlamentar caracterizou-se como um líder comunitário nato, com grande capacidade de mobilização popular.

De acordo com o deputado federal Pepe Vargas/PT, Clauri foi uma pessoa comprometida com a transformação social. Recordou de quando se conheceram, na década de 1980, momento em que discutiam a fundação de um núcleo do PT, no bairro Santa Fé, na Zona Norte.

Enquanto isso, o presidente da Câmara, Marcos Daneluz, afirmou que o falecimento do parlamentar aumenta, ainda mais, a responsabilidade do Legislativo Caxiense, em manter as ideias que Clauri sempre defendeu, sobretudo, no que diz respeito às lutas comunitárias e educacionais.

Em tom de lamento, o prefeito municipal, José Ivo Sartori, disse que a perda de um militante como Clauri prejudica a vida política da cidade, de modo geral. Dessa maneira, defendeu, é obrigação restaurá-la, por meio dos exemplos deixados pelo vereador.

08/02/2011 - 14:33
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo