Voltar para a tela anterior.

Alberto Meneguzzi aponta gravidade das filas de espera nas UBSs

O vereador trouxe números que evidenciam demora para atendimentos, exames e cirurgias


O problema das filas de espera, para exames e cirurgias, nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município, foi o tema do pronunciamento do vereador Alberto Meneguzzi/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (09/10). Ele apresentou números, adquiridos a partir de reunião, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, com os diretores dos hospitais Pompéia e Virvi Ramos.

A partir da tribuna, ele revelou a demora, que varia de cinco a 13 meses, para realizar exames de colostomia, ressonância magnética, endoscopia, eletrocardiograma e densitometria. Ele ainda discorreu sobre a falta de médicos da família, clínicos, pediatras e ginecologistas, em diversas unidades de saúde. O vereador ainda alertou que os servidores encontram-se sobrecarregados pelo fluxo anormal de pacientes.

Meneguzzi se declarou estarrecido com essas informações, as quais, para ele, corroboram com a máxima, de que a saúde caxiense encontra-se em situação caótica. Também criticou o atraso na reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central (antigo Postão 24h).

O socialista ainda chamou a atenção para o caso do estudante Theillor Martins Matos, 10 anos, que sofria de meningite bacteriana e morreu no último sábado (05/10), após ter sido atendido e liberado, na UPA Zona Norte, no dia anterior ao ocorrido. A partir disso, Meneguzzi defendeu uma investigação por parte do Ministério Público (MP), para averiguar o motivo da liberação do paciente, se havia médico pediatra na unidade, naquele momento, entre outras questões.

09/10/2019 - 12:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo