Voltar para a tela anterior.

Estudantes da Efaserra participam do programa Media e de reunião da Comissão de Agricultura

A turma solicitou ao grupo parlamentar a aprovação de projeto de lei que concede bolsas de estudos a filhos de agricultores


Um grupo de 26 estudantes do Ensino Médio Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra), localizada na Terceira Légua, visitou o Parlamento caxiense na tarde desta terça-feira (1º/10). Os discentes participaram do Programa Missão Educativa para a Democracia (Media) e de uma reunião da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC).

Os alunos, que têm de 16 a 20 anos de idade, estiveram acompanhados pelos professores Cláudio Klippel, Sônia Sbersi e Tatiane de Lima, sendo guiados pela relações públicas (RP) da Câmara Cleusa Faria e pela estagiária de RP Clara Sant’Ana. Na oportunidade, o vereador Alceu Thomé/PTB conversou com os estudantes e o vereador Ricardo Daneluz/PDT os recebeu em seu gabinete.

Após, a turma pode conhecer o estúdio da TV Câmara Caxias, local onde são gravados os programas exibidos durante a programação, e o plenário Nadyr Rossetti, onde ocorrem as sessões ordinárias, sessões solenes, homenagens e demais eventos legislativos. Eles conferiram as funções dos vereadores e a importância da política na vida do cidadão.

No final, como parte da programação alusiva à Semana do Legislativo, o grupo de estudantes participou da reunião da Comissão de Agricultura. Presidido pelo vereador-presidente do grupo parlamentar, Ricardo Daneluz/PDT, o encontro teve como uma das pautas o ofício nº 37/2019, entregue à comissão pela equipe do Efaserra, que solicita a aprovação do projeto de lei 44/2019. O PL autoriza o poder Executivo a conceder bolsas de estudos a filhos de agricultores, matriculados em instituições de Ensino Médio Técnico Profissionalizante da área agrícola.

Daneluz apontou, ainda, que estão sendo encaminhados às entidades competentes os resultados da audiência pública, realizada pela comissão em setembro. O grupo parlamentar luta pelo fim da obrigatoriedade do Guia de Trânsito Animal (GTA) Equino em eventos e do exame de mormo.

Além disso, o vereador apresentou a ideia de fazer um seminário de cooperativismo, na Faculdade Murialdo, de Ana Rech, que venha a trazer um bate-papo sobre as experiências de cooperativas e tratar de assuntos do setor, como defensivos agrícolas, nota fiscal eletrônica e rastreabilidade.

A reunião da comissão contou com a presença da secretária municipal da Agricultura, Camila Sandri; do presidente do Sindicato Patronal Rural de Caxias do Sul, Valmir Susin; e do vereador Velocino Uez/PDT.

Camila enfatizou a reorganização dos programas de comercialização, que visam aproximar os produtores dos consumidores. Entre os programas, estão a Feira do Agricultor, o Ponto Safra, a Feira do Peixe Vivo e a Feira do Vinho. A secretária destacou ainda que há a possibilidade de a instituição de ensino participar dessas feiras.

O professor de História e Sociologia Cláudio Klippel ressaltou a relevância da vinda dos jovens à sede do Parlamento. “A escola tem o papel de educar para a cidadania. É importante que eles conheçam as esferas dos poderes e fiquem atentos ao que está acontecendo, inclusive ao se tratar do projeto de lei 44/2019, que afeta diretamente a vida deles”, concluiu.

01/10/2019 - 18:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo