Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo defende soberania do Estado democrático de direito

Para salientar a relevância de nações com liberdade de expressão, o socialista mencionou os perigos de ditaduras como a do Chile


Data importante na história mundial, 11 de setembro. Elói Frizzo/PSB foi além do atentado terrorista às Torres Gêmeas, que ocorreu 2001 no complexo empresarial World Trade Center, nos Estados Unidos da América (EUA), tirando a vida de aproximadamente 3 mil pessoas. No grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (11/09), no Legislativo caxiense, o socialista falou sobre o Golpe de Estado no Chile, na mesma data, no ano de 1973. Segundo ele, a chamada civilização ocidental tem marcado esse dia na história principalmente pela ataque terrorista, mas a data também tem grande importância na América Latina.

Para o vereador, o atentado galvanizou as atenções do mundo todo, especialmente com relação a posturas fundamentalistas de setores da sociedade mundial, caracterizadas pelo socialista como inimigas da democracia. Porém, Frizzo destacou que, se é abordado o atentado, obrigatoriamente, é preciso falar do Golpe Militar de 1973 no Chile, que provocou a morte de mais de 3 mil pessoas e forçou outras 200 mil ao exílio.

O socialista afirmou que, em 11 de setembro de 1973, se estabeleceu, na América Latina, a mais sanguinária ditadura conhecida pelo mundo e muito superior, em questão de perdas de vidas humanas, do que os golpes acontecidos na Argentina (1966-1973) e no Brasil (1964-1985). Frizzo, que é historiador e advogado por formação, disse que a derrubada de Salvador Allende (presidente do Chile) foi financiada pelos EUA e pela Agência Central de Inteligência (CIA), com os chamados “Marines”, Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que estavam de prontidão nas águas chilenas.

O parlamentar caxiense fez questão de abordar a fala do vereador carioca Carlos Bolsonaro/PSC, filho do presidente da República, Jair Bolsonaro/PSL. Carlos escreveu em uma rede social: “Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos...”. Na ótica de socialista, isso é, claramente, o que pensa a família Bolsonaro a respeito da democracia. Na avaliação do vereador caxiense, é a forma como Jair Bolsonaro foi eleito, através de eleições livres, mas     “manipuladas com ‘fake news’”.

No mesmo sentido, Denise Pessôa/PT afirmou que as declarações da família Bolsonaro demonstram traços autoritários. Ainda disse que é uma postura que vem se reproduzindo em municípios, como Caxias do Sul. “É preciso falar sobre isso, senão as pessoas vão achar que atitudes como essas são normais”, opina a parlamentar petista.

Felipe Gremelmaier/MDB destacou que o que mais apavora é que a família Bolsonaro tem representantes em todos os níveis, vereador, deputado, senador e presidente. O emedebista observa que o Brasil está em um período democrático muito novo. Ainda destacou que é extremamente relevante falar sobre o assunto para mostrar à população a necessidade de se ter um Estado democrático de direito.

Para Frizzo, quem está num Parlamento tem o dever de manifestar o apoio a todos aqueles que, nos meios de comunicação, manifestam seu repúdio. Ainda parabenizou a jornalista Rosane de Oliveira que teria conseguido sintetizar um pouco daquilo que os parlamentares pensam.

Para finalizar, o socialista disse que é preciso lembrar que o que caracteriza a civilização ocidental é a defesa da democracia, bandeira defendida pela bancada do PSB na Câmara Municipal.

11/09/2019 - 13:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo