Coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer esclarece questões sobre a doença na Tribuna Livre

Silvana Poltronieri Lamers informou que, neste ano, o lema da ABRAz é “Vamos conversar sobre demência”

Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/09), a coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Silvana Poltronieri Lamers, se manifestou no espaço da Tribuna Livre, em razão do Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, 21 de setembro. A cedência do espaço se deu pelo requerimento 105/2019, de autoria do vereador Kiko Girardi/PSD e aprovado pela unanimidade dos parlamentares.

A Associação Brasileira de Alzheimer foi fundada há quase 30 anos, em São Paulo, e reúne familiares, familiares-cuidadores e cuidadores profissionais em seu quadro de associados, para desenvolver ações em favor das pessoas acometidas pela doença.

“Setembro marca o mês mundial da doença de Alzheimer, uma campanha internacional que visa aumentar a conscientização sobre a demência e diminuir o estigma ainda associado a essa condição”, destacou Silvana. A coordenadora da ABRAz explicou que demência é um nome coletivo que é dado para síndromes cerebrais que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoções. A doença de Alzheimer e a demência cerebral correspondem a cerca de 90% das demências encontradas e são as formas mais comuns. Em 2019, o lema da ABRAz é “Vamos conversar sobre demência”.

Para Silvana, o governo e suas instâncias podem diminuir o impacto da doença no âmbito humano e financeiro ao desenvolver, até 2025, estratégias que estejam de acordo com o plano global de demência e as ações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Câmara de Vereadores está acolhendo a primeira exposição de obras de pacientes demenciados de Caxias do Sul, promovida pela ABRAz e intitulada “Alzheimer: a cor do amor”. “Essa exposição foi pensada e realizada através de ações de pessoas que também acreditam que, mesmo com um diagnóstico tão difícil, é possível ter vida”, pontuou Silvana.

Em Caxias do Sul, a ABRAz está localizada no endereço Rua Clovis Bevilaqua, 1551, no bairro Cristo Redentor. Para mais informações, o site da associação é: http://abraz.org.br/web/

11/09/2019 - 12:28

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861