Voltar para a tela anterior.

Paulo Périco cobra adesão do município à Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Grupo de 14 municípios tem Caxias do Sul como cidade sede


Na sessão desta quarta-feira (04/09), o vereador Paulo Périco/MDB explanou sua preocupação sobre a não adesão de Caxias do Sul à Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Ele declarou que tem recebido ligações de lideranças políticas da região questionando sobre qual ponto está o processo.

O emedebista criticou a postura do secretário de Planejamento, Fernando Mondadori, que teria colocado em xeque a necessidade do município em fazer parte da região. Na opinião do vereador, é preciso que o Executivo não pense apenas na questão financeira, e sim na integração entre os municípios e no crescimento regional. A partir disso, ele sugeriu que se faça um pedido de informações para que a prefeitura esclareça quando encaminhará o projeto para apreciação do Legislativo.  

Conforme o parlamentar, o mesmo comportamento do poder público ocorre com a realização do plano diretor. Segundo o emedebista, o Executivo caxiense não consultou ou debateu o assunto com outros municípios, isolando-se. A Região Metropolitana da Serra Gaúcha engloba 14 municípios, sendo Caxias do Sul a cidade sede. Para a participação oficial, é necessária aprovação de uma norma municipal que confirme a inserção.

Para Gustavo Toigo/PDT, a impressão que se tem é que a Secretaria de Planejamento está alheia ao que está acontecendo na região. Ele solicitou que o Executivo explique como serão os modelos de gestão, fontes de recursos e os ganhos da entrada do município no grupo. Elói Frizzo/PSB pontuou que planejar e atuar regionalmente são fundamentais para o desenvolvimento do município.

04/09/2019 - 14:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo