Voltar para a tela anterior.

Bueno se coloca contrário a cortes nas áreas de educação e pesquisa

Devido à diminuição de recursos por parte do governo federal, o vereador caxiense lamenta que jovens brasileiros poderão ficar sem bolsas de estudo


A redução de verbas para as áreas de educação, ciência e tecnologia indignou o vereador Rafael Bueno/PDT, que lançou críticas ao governo federal durante seu discurso, na plenária desta quarta-feira (04/09). “Enquanto para o fundo eleitoral são designados R$ 2,5 bilhões, para a educação brasileira são cortados, boicotados, R$ 819 milhões. É um descompasso”, reclamou o pedetista.

Com base em notícias divulgadas na imprensa, o parlamentar lamentou que, somente neste ano, já ocorreram três anúncios de cortes de dinheiro na pesquisa. Para ilustrar, mencionou que 11.800 bolsas deixarão de ser atendidas. “A quem realmente interessa o corte de recursos na Ciência?”, questionou Bueno, ao considerar que a soberania de um país também depende do desenvolvimento tecnológico e científico que conquistar.

“Para essa soberania, é preciso investir em educação. São necessários recursos para que o filho do trabalhador possa se tornar doutor. Peço aos deputados que não se curvem (a esses cortes) e que defendam a nossa educação”, reivindicou o pedetista.

Bueno observa haver muitos estudantes e pesquisadores que querem oferecer à sociedade resultados práticos de suas investigações científicas em segmentos como o de saúde, na parte de medicamentos, mas dificilmente vão conseguir se não forem destinadas verbas.

Como exemplo das dificuldades pelas quais acadêmicos e instituições de Ensino Superior enfrentam atualmente, o parlamentar mencionou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que estaria entre as melhores da América Latina, mas não teria dinheiro para pagar serviços de limpeza e de segurança.

Em aparte, o vereador Paulo Périco/MDB acrescentou que a Caixa tem registrado atrasos nos pagamentos do Financiamento Estudantil por parte dos alunos. “O Fies registra 50% de quebra para a Caixa”, informou o emedebista.                  

04/09/2019 - 12:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo