Vereadores percorrem Itinerário Cultural de Aldo Locatelli

Ação ocorreu durante mais uma edição do programa Visitas Legislativas

Vereadores percorreram, nesta segunda-feira (02/09), o Itinerário Cultural de Aldo Locatelli, durante edição do Visitas Legislativas. Os parlamentares estiveram nos quatro pontos que integram o roteiro, que abrigam obras de Locatelli: Igreja do Santo Sepulcro, Centro Administrativo Municipal (prédio da prefeitura), Igreja de São Pelegrino e Capela das Irmãs Carmelitas. Participaram os vereadores Gustavo Toigo/PDT (autor da lei Nº 8.407/ 2019, que cria o roteiro), Alceu Thomé/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB e Velocino Uez/PDT, além do coordenador de Comunicação, Zoraido Silva, e de assessores.

O grupo foi acompanhado pela guia de turismo, Francisca Morgan, que apresentou informações a respeito das pinturas de Locatelli, como as técnicas adotadas e do histórico do artista. Na igreja de São Pelegrino, o grupo foi recebido pelos padres Leonardo Pereira e Luiz Lucivan Franscieski, que também abordaram a relevância dos painéis.

Nascido na Itália em 1915, Locatelli foi convidado pelo padre Eugênio Giordani, em 1951, para decorar a Igreja de São Pelegrino. A partir disso, deixou sua marca em outros pontos da cidade. Para o autor da lei que estabelece o itinerário, é preciso trabalhar para divulgar o atrativo, movimentando o turismo local.

“Esse roteiro proporciona à comunidade mais uma opção turística. Em suas obras, Aldo Locatelli pereniza a história da cristandade. Essa é uma verdadeira joia que Caxias do Sul tem”, destaca Toigo.

O Visitas Legislativas é um programa que existe desde 2014. A intenção é que os parlamentares conheçam espaços, obras e serviços da cidade, buscando informações a serem propagadas à comunidade.

Ao final, Francisca foi presenteada com o livro que conta a história do Legislativo caxiense.

*Redator: Cristiane Barcelos

02/09/2019 - 17:26