Voltar para a tela anterior.

Parlamento quer saber a atual situação do Centro Comunitário e Cultural Galópolis

De autoria do vereador Velocino Uez/PDT, um pedido de informações direcionado ao Executivo e que trata do assunto foi aprovado pela unanimidade do plenário


O Legislativo caxiense quer saber da prefeitura como está o Centro Comunitário e Cultural Galópolis, que é o prédio que já foi ocupado pelo Circulo Operário Ismael Chaves Barcellos e como sede administrativa do Lanifício Sebhe. Perguntas a respeito constam no requerimento 129/2019, protocolado pelo parlamentar Velocino Uez/PDT e que foi aprovado por todos os vereadores presentes na plenária desta quinta-feira (29/08). Pelo que consta no documento, o espaço estaria interditado.

Entre as indagações: quais os critérios técnicos para a interdição do referido prédio e os procedimentos da municipalidade para buscar a desinterdição ou para efetuar reformas. Ainda questiona se a prefeitura fez alguma vistoria no local e, se, eventualmente, ocorrer algum sinistro, quem se responsabilizará.

Velocino quer saber, também, se o orçamento de 2020 contempla intervenções no espaço e se a comunidade local e o Conselho Municipal de Cultura serão ouvidos e/ou consultados a respeito do imóvel. Junto a quase todos os questionamentos, o pedetista solicita material comprobatório. Conforme o vereador, o prédio é tombado e faz parte do patrimônio histórico da cidade. “Mas está lá abandonado e a comunidade não obtém respostas do município. Para a comunidade, é um local importante e muita coisa poderia ser organizada lá”, registra Velocino.

O parlamentar Paulo Périco/MDB observou que a estrutura integra a história da industrialização de Galópolis e da cidade como um todo. Por isso, lamentou as atuais condições e apresentou certa desconfiança: “Na região de Galópolis, o prefeito (Daniel Guerra/PRB) não ganhou nas urnas. Será que está perseguindo Galópolis?”.

Pela Lei Orgânica Municipal, o poder Executivo tem 30 dias para retornar ao requerimento aprovado em plenário”.

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO Nº 129/2019

Vereador - Partido -  Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Ausente

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Não Votou

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não Votou

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Presente

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

29/08/2019 - 12:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo