Voltar para a tela anterior.

Paiol Espaço Nativo recebe Prêmio Caxias do Sul pelos 25 anos de atividade

Homenagem foi entregue quarta-feira à noite pelos vereadores Rafael Bueno e Ricardo Daneluz


Inaugurado há 25 anos, o Paiol Espaço Nativo recebeu da Câmara Municipal o Prêmio Caxias do Sul na noite desta quarta-feira (28/08). Desde julho de 1994, o estabelecimento tem sua história ligada ao tradicionalismo da cidade, região e Estado. Durante esse tempo, passaram pelo palco do Paiol artistas com renome estadual, nacional e até internacional, colocando-o como uma das principais casas do gênero no país.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Rafael Bueno e Ricardo Daneluz, ambos do PDT, e teve a presença de familiares dos irmãos Jean e Voltaire Finkler, responsáveis pela montagem do bar, músicos, amigos e frequentadores. 

Em sua fala, Bueno contou que os irmãos Finkler, acostumados às lidas do campo e às caçadas do pai, Mario, em fazendas pelo Rio Grande do Sul, tiveram a ideia de erguer o Paiol em meio às residências da família, no bairro São Leopoldo. Voltaire tinha 29 anos à época e, Jean, 27. A determinação era tanta que ambos se desfizeram de um carro e de uma moto em busca do sonho de montar um bar que tivesse a cara e o jeito de um galpão de estância. 

"Todo visitante percebe que o Paiol tem uma decoração peculiar e rudimentar, como mesas, bancos, prateleiras e bar, além da fogueira no salão, trazendo aconchego aos frequentadores. Além de centenas de objetos antigos garimpados em antiquários, ferros-velhos, recebidos de presente ou mesmo reaproveitados, que se tornaram características especiais do estabelecimento. As mesas, os bancos, as prateleiras e até o bar foram forjados manualmente pela dupla", recontou Bueno.

O Paiol foi uma das primeiras casas a trazer bandas no palco, bem como a inovação com a venda de cachacinhas artesanais. As bebidas, inclusive, caíram no gosto de todos. Das mulheres, especialmente. As tradicionais bebidas são feitas por infusão de frutas e ervas, cada uma com tempo de maturação diferente. Mas não dá para esquecer-se do chimarrão, companheiro de sempre e da "janta campeira", uma referência na gastronomia local e regional.

Outra importante referência são os grandes shows ocorridos no Paiol, como o da inauguração, que teve a presença marcante de Honeyde Bertussi, Hick Hoffmann e Omair Trindade. Depois deles, também estiveram artistas como Leopoldo Rassier, Cesar Passarinho, Zé Cláudio Machado, Luiz Marenco, Oswaldir & Carlos Magrão, César Oliveira & Rogério Melo, Joca Martins, Xiruzinho, Jorge Guedes, Pedro Ortaça, Leo Almeida, Mano Lima, Wilson Paim, entre tantos outros. Bueno ressaltou ainda que o Paiol também ajudou a alavancar a carreira de cantores e músicos da cidade, oferecendo oportunidades para seus espetáculos.

Daneluz disse que no Paiol  se encontram muitos amigos. "É um local de encontro e de gente que gosta de confraternizar, conversar, jogar cartas, tomar chimarrão e apreciar a gastronomia", destacou o vereador, que ainda disse ter ótimas lembranças de um espaço aconchegante e familiar.

O pedetista também citou o seu projeto Turismo de Galpão, que deve ser promovido anualmente durante os Festejos Farroupilhas, que ocorrem tradicionalmente em setembro. Daneluz disse que no município é realizada a maior Semana Farroupilha da região da Serra e uma das mais importantes do Estado. Para ele, é um momento em que se recebe milhares de pessoas, muitas tradicionalistas e participantes de entidades gaúchas. Apenas em Caxias do Sul são 98 CTGs.

"Assim o projeto do Turismo de Galpão fecha exatamente com a proposta cultivada há duas décadas e meia pelo Paiol, proporcionando um culto às tradições gaúchas e ajudando a divulgar o nosso município", elencou.

Voltaire Finkler, que fundou o Paiol ao lado do irmão, agradeceu a homenagem. Ele lembrou o trabalho e a dedicação dos funcionários. Alguns com mais de 20 anos de trabalho. "Isso é muito valioso para mim, por isso essas pessoas ficam tanto tempo e me ajudam muito”, afirmou.

Voltaire lembrou do pai que acompanhava ele e o irmão nas aventuras nos galpões de campanha. "Quisemos resgatar isso, reviver esses momentos, e trazer a simplicidade para todos, assim começou essa história, aproximando aa pessoas, passando fronteiras de idade, de tribos e ter essa diversidade”, destacou Voltaire

Ele ainda lembrou que o Paiol abrange muitas gerações. Para ele, o convívio é muito importante: “pessoas se conheceram aqui, casaram e agora trazem os filhos, são gerações que se sentem bem aqui. Isso nos da muito prazer”.

O dono do Paiol finalizou lembrando o apoio que os pais, Mario e Genoveva, sempre tiveram em suas vidas e no trabalho, além da confiança e dedicação dos funcionários que passaram e ainda atuam no Paiol, buscando levar o melhor aos clientes.

*Texto: Daniel Corrêa (MTB 12672)

29/08/2019 - 09:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo