Voltar para a tela anterior.

Ocupação populacional em áreas de risco é discutida pelos vereadores

Renato Nunes trouxe o assunto ao plenário durante a sessão representativa desta terça-feira


Na sessão representativa desta terça-feira (18/01), o vereador Renato Nunes/PRB destacou que, nos próximos dias, protocolará um pedido ao Executivo, solicitando informações sobre as ações existentes para conter a ocupação habitacional de encostas e áreas de risco, por parte da população de Caxias do Sul.

Ao citar a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, ocorrida na semana passada, onde os números mais recentes dão conta de mais de 700 mortes, em decorrência de forte chuva, o parlamentar manifestou preocupação com a repetição do problema em Caxias.

Segundo ele, a intenção do pedido à prefeitura é esclarecer quais estudos estão sendo realizados para o mapeamento das áreas de risco, além de esclarecer o volume de recursos aplicados na prevenção de acidentes, nas áreas de encostas.

O vereador Mauro Pereira/PMDB comentou que existem iniciativas do governo municipal nessa área. Disse que, recentemente, foi realizado levantamento das áreas de risco existentes em Caxias, por parte das secretarias municipais de Habitação e de Obras, em conjunto com técnicos do Ministério das Cidades.

Mauro acredita que a prevenção de acidentes causados por deslizamentos, em áreas de risco, passa, obrigatoriamente, pela remoção das pessoas que vivem nesses locais, o que, como salientou, é realizado pela prefeitura, com o auxílio de programas federais como o Minha Casa, Minha Vida.

Complementando o colega Mauro, a vereadora Denise Pessôa/PT explicou que o mapeamento das áreas de risco existentes em Caxias terminou há três anos, por meio de um programa desenvolvido pelo Ministério das Cidades. A partir do estudo, foi desenvolvido um plano para a redução das áreas de risco. Porém, segundo Denise, nesse período, o município não avançou na implementação das ações sugeridas pelo plano. Ainda na discussão do assunto, o vereador Renato Oliveira/PCdoB lamentou os prejuízos da população por causa dos alagamentos registrados em diversos pontos da cidade, no último sábado.

18/01/2011 - 19:16
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo