Voltar para a tela anterior.

Seção do Centro de Memória no site da Câmara ultrapassa os 6.000 acessos anuais

No ar desde 2009, ela disponibiliza documentos, com registros da História do Legislativo Caxiense


O banco de dados digital do Centro de Memória, armazenado no site da Câmara Municipal de Caxias do Sul (www.camaracaxias.rs.gov.br), superou a marca de seis mil acessos em 2010. De janeiro a dezembro do ano passado, foram 5.244 cliques feitos por moradores caxienses. O restante veio desde Porto Alegre (727), outros municípios gaúchos (438), São Paulo (209), Rio de Janeiro (143). Outras consultas ocorreram a partir de outros países. A seção contabiliza, ainda, a média de 500 procuras mensais. Entre outros temas, consta a História do Legislativo Caxiense, através da digitalização de documentos originais.

A coordenadora do setor, Geni Onzi, destaca que, no total, há cerca de um milhão de páginas armazenadas no sistema, reunindo os registros das sessões ordinárias da Câmara, desde a sua criação, em 1892, até os dias atuais. Os documentos incluem os processos de leis (1947-1991), as leis orgânicas, os códigos de posturas, regimentos internos, depoimentos de ex-vereadores, jornais completos que Caxias teve ao longo da História, desde 1897, e fotografias.

Para 2011, Geni prevê a conclusão de uma sala destinada à memória parlamentar. De acordo com ela, o espaço vai abrigar exposições permanentes sobre a História do Legislativo, por meio de painéis e materiais multimídia.

Ela também ressalta o que chama de raridades, casos do primeiro Código de Posturas do município, que data de março de 1893. Outros acervos precursores dão conta da Lei Orgânica, de 12 de outubro de 1892, e da ata de instalação do Conselho Municipal, de 26 de setembro de 1892. A partir de 1974, com a implantação do setor de Taquigrafia na Casa, que passou a transcrever os pronunciamentos das sessões plenárias, tornou-se possível armazenar todos os registros, na íntegra, explica.

Geni conta que o projeto do Centro de Memória, implantando em 2008, consistiu em operacionalizar recuperações históricas. Lembra que parte significativa do material foi perdida no incêndio que, em 1992, atingiu a antiga sede da Câmara, então instalada junto ao Centro Administrativo do município. Desde 2002, a Casa mantém parceria com o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Segundo a coordenadora do setor, o convênio permitiu resgatar acervos documentais da Câmara e do Executivo. Permanentemente, têm sido realizadas entrevistas com ex-vereadores que, também, doam documentos e fotos pessoais, diz. Geni acrescenta que todo o material físico encontra-se digitalizado, podendo ser acessado pela internet. Na sede, há dois terminais disponíveis para pesquisadores visitantes.

Para acessar o sistema de pesquisa do Centro de Memória, deve-se entrar na página (www.camaracaxias.rs.gov.br) e clicar sobre a seção. Pode-se pesquisar por meio de pastas ou digitando palavras-chave.

14/01/2011 - 14:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo