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Denise Pessôa repercute protestos a favor da educação e critica novo projeto do governo federal

Para a petista, a iniciativa do presidente Bolsonaro tem criado desconfiança pela falta de respostas


Na sessão ordinária desta quarta-feira (14/08), a vereadora Denise Pessôa/PT repercutiu os protestos de ontem, quando estudantes, professores e servidores públicos estiveram, durante o dia, na Praça Dante Alighieri, reivindicando mais investimentos para a educação. O ato também se opôs ao sucateamento da pesquisa, no país, e à reforma da Previdência, que está tramitando no Senado Federal. A vereadora considerou boa a adesão por parte dos caxienses, principalmente pela alta participação de jovens.

O novo projeto do governo federal para a educação, nas instituições federais, chamado “Future-se”, foi alvo de críticas por parte vereadora. A iniciativa busca a autonomia administrativa e financeira das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), por meio de uma Organização Social (OS), que receberá recursos do governo e os repassará para as universidades, para gastos com ensino, pesquisa e inovação. Denise advertiu que, ao aderir ao programa, as IFES terão de cumprir um conjunto de exigências, como adotar programa de controle interno e auditoria externa.

“Nesse programa, o governo cria as organizações sociais, que são entidades, mas não se tem muito claro. Na verdade, esse programa tem mais perguntas do que respostas, e essas organizações são criadas para intermediar as universidades federais e o MEC, sendo que já existem órgãos fiscalizadores e que são eficientes. Haverá a criação de um custo maior”, lamentou a parlamentar.

O vereador Rafael Bueno/PDT parabenizou Denise pela abordagem do tema e demonstrou preocupação com os dados, que mostram o Rio Grande do Sul em queda nos níveis de educação, além dos últimos congelamentos de recursos, por parte do governo federal, na área. O vereador Adiló Didomenico/PTB também se fez presente ao ato de ontem.

14/08/2019 - 14:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

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