Aprovado o nome de Maria Clary Frigeri Horn para denominar o Museu Municipal

O projeto é de autoria da bancada do MDB e segue para a sanção do prefeito

Na sessão ordinária desta terça-feira (13/08), os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o nome da professora, pesquisadora e historiadora Maria Clary Frigeri Horn, para denominar o Museu Municipal de Caxias do Sul. A indicação consta do projeto de lei 127/2018, de autoria da bancada legislativa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A partir de agora, a matéria seguirá para a sanção do prefeito Daniel Guerra.

Um dos autores do PL, Paulo Périco/MDB diz que um dos motivos da proposta é exaltar a figura de quem teve a história voltada ao turismo e à manutenção da memória de Caxias do Sul. Pontuou que Maria Horn teve participação intensa na restauração da Casa de Pedra, trabalhou nos preparativos do centenário da imigração italiana, em 1974, na reativação do Museu Municipal e na montagem do Arquivo Histórico Municipal.

O vereador Elói Frizzo/PSB falou sobre a sua convivência com a professora. Repercutiu a competência dela e o vigor, demonstrado quando ela ocupou cargos no poder Executivo. Destacou a defesa de Maria Horn ao patrimônio histórico da cidade.

Para o vereador Gustavo Toigo/PDT, Maria Horn é uma personalidade merecedora desse reconhecimento. Falou também que considera importante ter iniciativas de propor reconhecimentos às pessoas que auxiliaram no desenvolvimento do município.

Maria Clary Frigeri Horn foi chefe do Serviço Municipal de Turismo, de 1983 a 1988, e presidente da Comissão Executiva do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha.  A historiadora morreu em março de 2017, aos 85 anos.

PROJETO DE LEI nº 127/2018 (votação):
ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim