Voltar para a tela anterior.

Ricardo Daneluz repercute sobre a Bancada da Bombacha na Câmara dos Deputados

O vereador considera importante a preservação da cultura gaúcha


No grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (13/08), o vereador Ricardo Daneluz/PDT trouxe algumas informações sobre o tradicionalismo gaúcho. Ele destacou ações que ocorrem no âmbito federal, como a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha, conhecida como Bancada da Bombacha, no último dia 7 de agosto, em Brasília.

“O objetivo dessa bancada é fomentar o desenvolvimento do turismo e ampliar os financiamentos de projetos culturais da região”, explicou Daneluz. Por iniciativa do deputado federal Ronaldo Santini/PTB, a Bancada da Bombacha contou com assinatura de 198 deputados federais para a sua criação. Para o parlamentar, a existência dessa bancada é muito importante para defender a tradição gaúcha, tanto na área campeira quanto na artística e demais questões culturais gaúchas.

De acordo com o pedetista, existem 1.727 entidades tradicionalistas no Estado do Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul, autointitulada capital mundial dos CTGs, existem 98 entidades. “É um grande orgulho para nós, caxienses, sermos reconhecidos como a capital mundial dos CTGs”, declarou.

Em aparte, o vereador Adiló Didomenico/PTB pontuou que, quando esteve em Brasília no primeiro semestre do ano, os deputados Ronaldo Santini/PTB e Lucas Redecker/PSDB já estavam idealizando a criação dessa bancada.

O vereador Ricardo Daneluz/PDT ainda repercutiu notícia de que o governo Bolsonaro vai se unir a CTGs, para auxiliar crianças carentes. De acordo com Daneluz, essa prática é comum entre os centros de tradições gaúchas.

13/08/2019 - 17:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo