Voltar para a tela anterior.

Vereadora Paula Ioris ministra palestra para profissionais de recursos humanos

Ação é uma Parceria entre o Comitê de Prevenção e Tratamento do Suicídio de Caxias do Sul e a ARH Serrana


Trabalhar a saúde mental no ambiente de trabalho e também nas famílias foi o assunto da palestra ministrada pela vereadora Paula Ioris e pela professora Marivane Carvalho, integrantes do Comitê de Prevenção do Suicídio de Caxias do Sul. Mais de cem profissionais de Recursos Humanos participaram da palestra na quinta, dia 8 de agosto, na ARH Serrana, parceira do evento. Segundo Paula, não é mais possível separar vida profissional e pessoal, afinal quando a saúde mental de uma pessoa está abalada, afeta todos os aspectos da sua vida. Além disso, é papel dos pais e cuidadores oferecer condições para que os filhos tenham as ferramentas para manter suas próprias mentes saudáveis.

“Trabalhamos também para sensibilizar os RHs é a saúde mental dos jovens. As escolas têm dificuldades em conseguir a participação de grande parte dos pais, especialmente quando os filhos são maiores. As empresas podem contribuir muito, sensibilizando os pais e contribuindo com toda a dinâmica familiar”, avalia Paula.

A preocupação das empresas com a saúde mental dos jovens também é uma forma de investir no bom desempenho da própria organização. Primeiro porque se os pais estão tranquilos em relação aos filhos, certamente terão um melhor desempenho profissional. Segundo porque, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), metade das doenças mentais inicia em torno dos 14 anos. Cada vez mais evidências científicas indicam que o investimento na saúde mental dos adolescentes beneficia economias e sociedades como um todo, pois permite aos jovens tornarem-se adultos mais produtivos.

“Nós propusemos um trabalho em parceria com as empresas, para que sejam realizadas com profissionais de psicologia, assistência social, atividades nas Sipats e incentivo à participação na vida familiar e dos filhos”, finalizou Paula.

09/08/2019 - 19:33
Gabinete da Vereadora Paula Ioris
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo