Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde da Câmara questiona demora no atendimento de pacientes

O requerimento 113/2019 trata do assunto e contou com a aprovação de todos os legisladores presentes na sessão desta quinta-feira (08/08)


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara quer ter conhecimento sobre os motivos da demora no atendimento de alguns pacientes na rede pública de saúde de Caxias do Sul. O requerimento 113/2019, que aborda o assunto, contou com a aprovação de todos os vereadores presentes na sessão desta quinta-feira (08/08).

Além do presidente Renato Oliveira/PCdoB, integram atualmente a CSMA os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/SD. Eles querem saber por que estão ainda na fila de espera três pacientes com necessidade dos seguintes atendimentos: cateterismo; consulta com endócrino e avaliação cirúrgica de cabeça e pescoço; e consulta com reumatologista.

Conforme os parlamentares, as três pessoas procuraram a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para obter informações e não teriam obtido nenhum retorno preciso sobre quando realizarão os procedimentos. É notável que a situação das filas de espera tem se agravado, e o problema atinge todos os usuários do SUS que necessitam realizar quaisquer procedimentos”, afirmam, no texto.

Na sessão de hoje (08/08), o vereador Renato Oliveira/PCdoB disse que os pedidos de informações têm sido a única alternativa de acesso a dados para que possam fornecer aos cidadãos. Segundo o emedebista Felipe Gremelmaier, inclusive foi o secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, que disse só responder aos vereadores por meio de pedidos de informações.

“As pessoas chegaram ao desespero de autorizar colocar seus nomes num pedido de informação e solicitar para a comissão ajudar porque não sabem o que fazer, pois precisam de atendimento. Isso é muito grave e triste”, considera Gremelmaier, desejando nunca mais encaminhar um requerimento com nome de pacientes. Na mesma linha, se posicionou a vereadora Paula Ioris/PSDB, pedindo seriedade para essa situação.

A parlamentar Denise Pessôa/PT criticou a falta de diálogo e transparência do atual governo municipal. “As filas de espera na saúde só aumentam. Estamos falando da vida das pessoas. E o poder público é público e não privado”, ressaltou a vereadora, em críticas às atitudes do prefeito Daniel Guerra/PRB.

Os vereadores autores acrescentam, no documento, que a CSMA tem sido procurada pelos usuários, por falta de diálogo e esclarecimento por parte da SMS. “Em outros momentos, era possível contatar a secretaria e obter as informações para ajudar a esclarecer o usuário. Sem mais disposição para o diálogo e trabalho em conjunto por parte do Executivo, a comissão requer as informações supracitadas a fim de corroborar com os usuários e esclarecê-los”, justificam os legisladores.

Líder de governo na Câmara, o republicano Renato Nunes disse que os demais vereadores não conseguem mais as informações como antes porque não são mais governo. Ao mesmo tempo, se colocou à disposição para responder eventuais questionamentos relacionados a serviços e ações do município.

Os vereadores Edson da Rosa/MDB e Alberto Meneguzzi/PSB pediram para o líder de governo não usar de ironia, principalmente porque o tema saúde é sério e tem preocupado a população. “Precisamos, definitivamente, de respostas na área da saúde”, cobrou Meneguzzi.

O vereador Velocino Uez/PDT aproveitou para solicitar informações a Nunes a respeito de demandas de Galópolis. O vereador Rafael Bueno/PDT também voltou a cobrar sobre atendimentos a duas pessoas que lhe procuraram. Por fim, o progressista Arlindo Bandeira disse que as informações solicitadas à prefeitura são para esclarecer a comunidade, que costuma questionar os vereadores sobre diferentes demandas.

Pela Lei Orgânica, o município tem um mês para retornar com respostas ao Parlamento.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 113/2019

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Ausente

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

08/08/2019 - 16:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo