Voltar para a tela anterior.

Câmara aprova pedido de informações sobre possíveis irregularidades na Secretaria da Segurança

O documento solicita esclarecimentos sobre nomeação de diretor e viaturas


Na sessão ordinária desta quinta-feira (08/08), os vereadores aprovaram o requerimento 115/2019, referente ao documento externo 233/2019, que tem como objetivo denunciar para averiguação de possíveis ilegalidades, na Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). Conforme a Lei Orgânica, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.

O pedido de informações é de autoria da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS). Dentre os questionamentos, está o que solicita a fundamentação que autoriza a nomeação de Paulo Marcelo Pereira de Siqueira, como diretor executivo da secretaria, e suas atribuições.

Segundo o documento externo em questão, existem duas viaturas da Guarda Municipal cedidas à Defesa Civil e à Secretaria Municipal da Saúde. A partir disso, o requerimento questiona como foi feita a aquisição de uma das viaturas, pelo município, e os motivos das cedências desses veículos para outros fins.

Presidente da CSPPS, a vereadora Paula Ioris/PSDB pontuou que a denúncia de irregularidade chegou à comissão e que o pedido se justifica para averiguar sua veracidade e dar os encaminhamentos necessários. A vereadora Denise Pessôa/PT repercutiu a gravidade das acusações e condenou retaliações à Guarda Municipal (GM).

O vereador Rafael Bueno/PDT recapitulou abaixo-assinado de reinvindicações da GM, de intermediação para dialogar com o Executivo. Contudo, o contato com o prefeito Daniel Guerra, segundo o pedetista, não foi possível. Teceu críticas, ainda, à depreciação da Guarda, por parte da Administração Municipal, defendendo a valorização da categoria.

Além da presidente Paula, integram a Comissão de Segurança da Câmara e assinaram o requerimento os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT.

REQUERIMENTO nº 115/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Ausente

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

08/08/2019 - 16:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo