Voltar para a tela anterior.

Educação no Trânsito pauta segunda reunião da Comissão Temporária em Defesa da Bicicleta

O comportamento humano e iniciativas para mudanças de atitudes no trânsito pautaram o encontro


Um mês após debater as experiências de Caxias do Sul na área de mobilidade voltada à bike, a Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva da Câmara Municipal, levantou a discussão sobre Educação no Trânsito na noite da quarta-feira (07/08).

Os dois convidados do segundo encontro da Comissão, presidida pela vereadora Tatiane Frizzo/SD, abordaram questões sobre o comportamento humano e iniciativas concretas para mudanças na postura da população no trânsito.

Para a psicóloga especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Raquel Boff, é preciso aprofundar a atenção ao comportamento humano para uma transformação efetiva das pessoas, tanto no trânsito como fora dele, e destacou a influência do ambiente nos padrões comportamentais.

"Você pode ter as melhores ciclovias, os melhores acessos, mas se não mudarmos o pensamento das pessoas, as coisas não vão funcionar", afirmou.

Leonardo Hackbart, agente da Escola Pública de Trânsito de Caxias do Sul, compartilhou ideias para ampliar a visibilidade dos ciclistas na cidade e reforçou pedido por maior união dos grupos de ciclistas em prol de mudanças.

"É preciso mostrar para a população que o ciclista existe, seja por meio de passeios ciclísticos, ciclovias ou ciclofaixas. Assim começa a existir uma cultura da bicicleta", ressaltou.

Luta antiga

Além da presidente Tatiane Frizzo/SD, estiveram presentes na segunda reunião a vereadora Denise Pessôa/PT, os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Felipe Gremelmaier/MDB, todos integrantes da Comissão, além do vereador Gustavo Toigo/PDT. O vereador Velocino Uez/PDT, que também faz parte da Comissão, foi representado por sua assessoria.

Em sua fala, a vereadora Tatiane Frizzo destacou os esforços dos ciclistas ao longo dos últimos anos, citou como exemplo o projeto de lei de iniciativa popular entregue em 2012 e fez um apelo por uma retomada da mobilização.

"Temos um histórico de mobilização dos grupos de ciclistas, mas com a falta de respostas concretas, infelizmente, o movimento teve um esvaziamento. Hoje temos aqui cinco dos 23 vereadores discutindo esta questão, o que mostra a importância do tema. Com a nossa mobilização podemos sim mostrar ao poder público que estamos aqui e queremos mudanças efetivas", afirmou a parlamentar.

Cerca de 30 pessoas participaram da segunda reunião da Comissão. O próximo encontro está previsto para ocorrer o início de setembro.

*Redator: Vagner Benites 

08/08/2019 - 12:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo