Voltar para a tela anterior.

Marcos Daneluz é empossado presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul

A cerimônia também marcou a posse da Mesa Diretora de 2011


Às 20h16 da noite desta segunda-feira (03/01), foi o momento em que o vereador Marcos Daneluz/PT trocou de lugar com Harty Moisés Paese/PDT e ocupou a cadeira central da Mesa Diretora do Plenário Caxiense. Oficialmente, assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Nos 13 minutos anteriores, desde a tribuna, destacou que, em 2011, terá o desafio de potencializar a capacidade de projetos legislativos e discussões políticas resultarem em medidas efetivas para o cotidiano da população.

Daneluz ressaltou que priorizará decisões coletivas, sem personalismo político. Considerou, também, que o fato de um petista assumir, pela primeira vez, o cargo de presidente da Casa demonstra a maturidade política do município.

Antes de deixar o cargo de presidente do Legislativo Caxiense, Paese falou por 17 minutos e agradeceu aos colegas vereadores e aos servidores da Casa. Referiu algumas das iniciativas desenvolvidas em 2010, como o projeto de Consolidação das Leis do Município, que busca sintetizar a legislação e já consolidou três códigos municipais. Para ele, as medidas representam sementes que precisam ser melhoradas pela nova Mesa.

O agora ex-presidente salientou a aproximação com a comunidade, por meio do Câmara Vai aos Bairros, da acessibilidade total do prédio, da tradução das sessões transmitidas pela TV Câmara, em Libras, além de ferramentas de comunicação como a Consulta Popular e o site (www.camaracaxias.rs.gov.br). Antes de deixar o cargo, ele ainda pediu aos presentes um minuto de silêncio, em memória ao ex-vereador de Caxias Osvaldo Lacerda, falecido no último final de semana.

Próximo ao encerramento da cerimônia, que se estendeu por cerca de uma hora até as 20h28, o prefeito José Ivo Sartori enfatizou o papel do Legislativo, na condução dos assuntos de interesse público. Para ele, os cerca de R$ 3,3 milhões devolvidos pela Câmara, como sobra do orçamento de 2010, representam o zelo dos parlamentares para com os recursos da cidade.

Sartori disse, ainda, que o trabalho dos vereadores tem contribuído para a efetivação de medidas de diversas áreas, incluindo cultura, saúde, educação, redução das desigualdades sociais.

Compõem a Mesa Diretora de 2011, liderada por Daneluz/PT, os vereadores Mauro Pereira/PMDB (vice-presidente), Renato Nunes/PRB (2º vice-presidente) - que permanece no cargo -, Alaor de Oliveira/PMDB (1º secretário) - que também continua na função - e Vinicius Ribeiro/PDT (2º secretário). Deixaram de integrar a Mesa os parlamentares Harty Moisés Paese/PDT (presidente), Renato Oliveira/PCdoB (vice-presidente) e Denise Pessôa/PT (2ª secretária).

Além de autoridades como o prefeito Sartori, o vice-prefeito Alceu Barbosa Velho, secretários municipais e representantes de entidades civis e militares, acompanharam a solenidade os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edio Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB e Mauro Pereira/PMDB.

A nova composição da Mesa já preside a sessão da Comissão Representativa da Casa nesta terça-feira, no Plenário, a partir das 17h.

03/01/2011 - 21:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo