Voltar para a tela anterior.

Conscientização sobre o uso do plástico é levada à tribuna pela vereadora Tatiane Frizzo

A parlamentar apresentou vários números que acionam o sinal de alerta à comunidade quanto aos perigos do destino incorreto do lixo


Providenciar o destino correto e reduzir o consumo exagerado de produtos plásticos são ações que a vereadora Tatiane Frizzo/SD considera necessárias e que fez questão de divulgar na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a plenária desta quarta-feira (20/07). A parlamentar apresentou vários números e informações que acionam o sinal de alerta à comunidade quanto aos riscos que a destinação inadequada dos resíduos podem causar para o planeta.

“A Organização das Nações Unidas diz que o uso do plástico é o maior desafio ambiental do século XXI. Os oceanos respondem por 60% do oxigênio produzido. E as pesquisas revelam que de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano todo o dia”, surpreende-se a vereadora.

Ela demonstra preocupação com a poluição da água e a contaminação dos animais, principalmente porque o plástico demora, em média, 400 anos para se decompor.

De acordo com Tatiane, entre os itens mais encontrados no mar, canudinhos, tampinhas, redes e bitucas de cigarro. A parlamentar mostrou um vídeo da BBC Brasil com um cobertor de sujeira plástica sobre o mar e informou que a União Europeia tem metas para diminuir o uso do plástico até 2021. “Cerca de 100 mil animais são mortos por ano por causa do despejo de plástico nos oceanos. O que deixaremos para as futuras gerações”, indaga, propondo mudança de comportamento, com redução e consumo mais responsável.

Conforme a parlamentar, o Brasil é o maior produtor do plástico do mundo, só perdendo para Estados Unidos, China e Índia. Tatiane ressalta que não é o caso de demonizar o plástico, mas de reduzir e fazer o destino e o reaproveitamento corretos. Ela mesma conta que costuma reduzir o uso, por exemplo, de sacolas plásticas, substituindo-as por ecobags.

Em aparte, o vereador Elisandro Fiuza/PRB elogiou a postura e o assunto trazido ao plenário pela vereadora. O parlamentar Edson da Rosa/MDB lembrou de uma fala do empresário Jaime Lorandi, que diz que o plástico não chega sozinho aos lugares, mas é levado pelas mãos humanas. “Olha o que acontece no nosso litoral? É necessário um consumo consciente, pois a questão é cultural e precisa de ações educativas”, defende Edson.

Para o vereador Rafael Bueno, seria importante, nessa questão, também ouvir os recicladores.

10/07/2019 - 16:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo