Voltar para a tela anterior.

Uez critica remanejo de estudantes da Escola Arlinda Lauer Manfro

Parlamentar revelou que o local indicado pelo Executivo, em Galópolis, pode trazer problemas de saúde aos estudantes


As condições da Escola Municipal Arlinda Lauer Manfro foram mais uma vez trazidas ao plenário pelo vereador Velocino Uez/PDT, na sessão desta quarta-feira (10/07). Segundo o parlamentar, o Executivo decretou que os alunos da instituição, localizada na 4ª Légua, sejam remanejados para o Salão Paroquial de Galópolis. Esse espaço, conforme o pedetista, trata-se de um local insalubre e a oito quilômetros de distância da localidade. Revelou que esteve com o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Edson da Rosa/MDB, fazendo essa verificação.    

O pedetista conta que requisitou à Secretaria Municipal da Educação (Smed) as razões da escolha do novo local, a previsão de conclusão das obras e do retorno dos alunos, e o porquê de a secretaria não atender a sugestão da comunidade de usar o salão paroquial da 4ª Légua para as aulas. De acordo com Uez, esse pavilhão possui alvará e PPCI em dia. Além disso, fica a uma distância bem menor para o deslocamento dos estudantes – dois quilômetros, em vez de oito, até Galópolis. As respostas da Smed não chegaram ao gabinete do vereador de forma completa. 

Após parecer de um engenheiro técnico, Uez disse que a escola poderá receber intervenções e reparos, sanando inconformidades em 30 dias, não necessitando do fechamento da escola após as obras, como a Smed teria sinalizado querer.

O vereador cobrou planejamento e critérios de gastos por parte do poder público, que leve em conta o pedido da população e o risco de saúde que os estudantes podem sofrer no local indicado pela prefeitura, em Galópolis. Por isso, o pedetista protocolou pedido para a Smed manter os alunos na escola Arlinda Manfro após suas obras e que aproveite o período de férias para realizá-las. Disse esperar que o Ministério Público atue em favor da solicitação da comunidade e cogitou promover uma audiência pública sobre o tema.  

Na ótica de Edson da Rosa/MDB, a Smed se furta de escutar a comunidade e frisou que o MP e o Conselho Municipal de Educação são contrários ao local indicado pela secretaria. Acrescentou que a prefeitura não apresenta justificativas plausíveis para suas ações. Adiló Didomenico/PTB agiu na mesma linha e solicitou que os moradores reivindiquem ações do governo. Relembrando as origens e os ideais brizolistas do PDT, Rafael Bueno realizou um chamamento para que o partido se manifeste em favor do funcionamento da Escola Arlinda Manfro. 

 

10/07/2019 - 12:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo