Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo aborda avanço da tecnologia em Caxias do Sul

A Comissão de Desenvolvimento Econômico está estudando a implementação de um parque tecnológico no município


Ocupou a tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (10/07), o vereador Gustavo Toigo/PDT para falar sobre os avanços tecnológicos que Caxias do Sul tende a enfrentar. Para o parlamentar, o segundo maior polo metalmecânico do Brasil estará iniciando, em alguns anos, um processo de modernização de seu parque fabril, notadamente metalmecânico, automotivo e de material elétrico.

Segundo ele, está se instalando a indústria 4.0. Ela é uma sistemática que automatiza os processos de produção, robotizando muitas áreas fabris. O vereador destacou que quem não estiver preparado para isso não conseguirá se manter em um posto altamente tecnológico. Para ele, os legisladores, como gestores políticos, precisam apresentar alternativas para esse avanço.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), Toigo afirmou que o grupo tem trabalhado essa questão, buscando incluir no plano diretor a inclusão da Zeitec, a Zona de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Ela visa, dentre outras coisas, convergir o que é produzido de conhecimento na academia com as empresas do município com base tecnológica empresarial.

O pedetista disse que a Comissão está incluindo no plano diretor, também, uma área simbólica, junto ao futuro aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, de aproximadamente 250 hectares, para que venha a ser idealizado, futuramente, o parque de inovação. Este parque serve para acolher e encubar empresas de base tecnológica.

Além disso, ressaltou a importância de investir em empresas que estão sendo planejadas no papel, as ditas startups, muito comuns no meio acadêmico.

 

10/07/2019 - 12:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo