Voltar para a tela anterior.

Maioria do plenário da Câmara é contra a entrada de Caxias na Região das Hortênsias

Moção de 13 vereadores se opôs à tentativa, pleiteada pela Prefeitura Municipal


A maioria (17 X 1) do plenário do Legislativo caxiense se manifestou contra o ingresso de Caxias do Sul na Região das Hortênsias. Na sessão ordinária desta terça-feira (09/07), foi aprovada a moção 10/2019, contrária à tentativa, pleiteada pela Prefeitura de Caxias do Sul. Encabeçado pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, o requerimento contou com as assinaturas de outros 12 vereadores e será enviado à secretária municipal do Turismo, Renata Carraro, ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e aos deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB, Neri, O Carteiro/SD e Gilberto Pepe Vargas/PT.

Como principais consequências de uma futura entrada de Caxias na Região das Hortênsias, os autores apontaram que a cidade deixaria de fazer parte da Região Uva e Vinho, à qual pertence, de acordo com o Mapa do Turismo do Ministério do Turismo, e com a qual possui reconhecida identificação histórico-cultural. Reclamaram que a Prefeitura não fez debate com órgãos públicos, da iniciativa privada e do próprio trade turístico, antes de decidir pelo pleito.

Na moção, também é ponderado que Caxias, apesar da grande diversidade étnica, possui identidade com a colonização italiana. Enfatizaram que, desde 1931, é realizada a Festa Nacional da Uva, evento que identifica o município diante de todo o país e até no exterior, além de valorizar cidades circunvizinhas.

Entre os vereadores que debateram o assunto na manhã de hoje, em plenário, Alberto Meneguzzi/PSB atentou para ações, como a Rota Estadual Cervejeira. Contou que a medida não descaracteriza o perfil da cidade. Disse que, por iniciativa de deputados estaduais da Serra, como Carlos Búrigo/MDB e Elton Weber/PSB, em breve, Caxias deverá ser incluída nesse percurso produtivo.

Por outro lado, o líder do governo municipal na Casa, vereador Renato Nunes/PR, sustentou que o pleito da Prefeitura está conformidade com a nova divisão geográfica e regional do país, segundo levantamento do IBGE, feito em 2017. Ou seja, para o republicano, esse estudo embasaria a entrada de Caxias na Região das Hortênsias. “A antiga divisão estava em vigor desde 1989, para garantir recursos aos municípios”, observou o republicano.

Enquanto isso, o vereador Edson Rosa/MDB apontou para risco de constrangimento. Relatou que o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, teria declarado não querer Caxias na sua região.

MOÇÃO Nº 10/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não Votou

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Não

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

09/07/2019 - 16:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo